A seca e o calor no Sudeste do Brasil têm persistido por um longo período. Nos últimos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de baixa umidade relativa do ar para partes de São Paulo e Minas Gerais, com níveis variando entre 30% e 20%, condição que aumenta risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias.
Além disso, as temperaturas máximas têm frequentemente ultrapassado os 33ºC. Na última terça-feira (25), vários municípios do Sudeste registraram temperaturas altas em pleno inverno. O avanço de uma frente fria nesta quinta-feira trouxe nebulosidade em partes do Sudeste, causando uma leve queda nas temperaturas, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Te podría interesar
A passagem de uma frente fria ainda deve causar uma queda mais acentuada de temperatura, ao menos até a próxima terça-feira (2), nessas regiões. Chuvas isoladas estão previstas em decorrência desse fenômeno.
No fim de semana, os termômetros devem registrar as temperaturas mais baixas do ano. De acordo com o Inmet, no sábado as temperaturas em São Paulo oscilarão entre 14°C e 24°C, e no domingo, entre 12°C e 16°C. Na segunda-feira (1), a capital paulista pode registrar mínimas de 10°C, com sensação térmica ainda mais baixa, conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura.
Te podría interesar
Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, por exemplo, está prevista a temperatura mínima mais baixa para o domingo, em torno de 7°C. Em outras regiões, a previsão indica chuva acima da média na faixa norte da Região Norte e em áreas pontuais do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul para o mês de julho.
Outras regiões
Em contraste, grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o sul da Região Norte, o interior da Região Nordeste e o oeste da Região Sul terão precipitação abaixo da média.
A Região Sul será a mais afetada pela onda de frente fria: a Climatempo prevê que temperaturas negativas, chegando a -8°C, poderão ocorrer nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense no fim de semana. Segundo o INMET, durante a passagem da frente fria, áreas de instabilidade podem provocar chuva neste sábado na metade norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e Paraná.