ALERTA VERMELHO

RJ e SP: Fim de semana será marcado por chuvas extremas e chegada de frente fria

Litoral paulista já enfrenta forte ventania e Rio decreta ponto facultativo em todo o estado; o que você precisa saber sobre a previsão

Chuvas fortes atingem cidades do RJ e SP.Créditos: Inmet/Reprodução
Escrito en BRASIL el

O litoral brasileiro já experimenta a chegada da primeira frente fria do ano após o equinócio de Outono. É esperado que as temperaturas baixem e os termômetros fiquem em torno de 8°C e 10°C no Sudeste, pelo menos até este domingo (24). Chuvas intensas também estão previstas e vão acompanhar a queda de temperatura nas regiões. Essa semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a Grande São Paulo terá um fim de semana marcado por temporais que podem atingir até 150 mm, e frio intenso. Em nota, o departamento destaca que "as precipitações mais persistentes e volumosas devem ocorrer na faixa litorânea do estado de São Paulo. O solo encharcado mantém o potencial de novos alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco". Veja a previsão para o estado paulista:

  • Hoje: O dia será encoberto com chuvas e chuviscos, com temperaturas variando entre 19°C (mínima) e 22°C (máxima), além de ventania,
  • Sábado: O frio aumenta, com a mínima caindo para 17°C e a máxima ficando em 20°C. O tempo ainda será chuvoso.
  • Domingo: A temperatura se mantém entre 17°C e 22°C, com céu nublado e possibilidade de chuvas.

As fortes chuvas que devem atingir São Paulo colocam em alerta as regiões do litoral norte e do Vale do Paraíba. As cidades de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e Guarujá são as que apresentam maior risco de desastres

Rio decreta ponto facultativo em todo o estado

Estão previstas tempestades nos três dias, com volume de chuva que pode chegar a 300 mm. Além de risco muito alto de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente na região serrana, sul e metropolitana, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A temperatura ficará em queda, com máxima de 25°C na sexta-feira, 26°C no sábado e 27°C no domingo.

Em razão disso, o governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo em todo o estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (21) e articula com prefeitos de outras cidades a decisão. A medida visa evitar a circulação de pessoas no momento da tempestade e o risco de mortes. "Fiquem em casa e não se arrisquem em locais ao ar livre”.

O prefeito da capital, Eduardo Paes, também se manifestou e fez um alerta da previsão. “Se você não exerce uma atividade essencial, fique em sua casa e permita que outras pessoas fiquem em casa. Empresários, comerciantes, gestores, solicitamos dispensar seus funcionários. Empreendedores, autônomos, profissionais liberais, solicitamos cancelar suas agendas. Escolas e demais instituições de ensino da rede pública vão suspender as aulas e solicitamos o mesmo às instituições privadas”, disse.

Veja o vídeo:

As cidades de Mangaratiba, Angra dos Reis, Três Rios, Ilha Grande, Paraty, Itaguaí e Rio Claro, que compõem a Costa Verde do Rio de Janeiro, são as regiões com maior risco e estão em alerta para fortes chuvas e deslizamentos de terra.