EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE

VÍDEO: Formanda de Universidade Federal ergue a toalha do Lula na colação e público vai ao delírio

Em entrevista à Fórum, a formanda Bruna Matos, que ergueu a toalha do ex-presidente, destaca o importante papel das políticas de Dilma e Lula à educação pública

VÍDEO: Formanda de Universidade Federal ergue a toalha do Lula na colação e público vai ao delírio.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en BRASIL el

Aconteceu na noite desta quinta-feira (26) a cerimônia de colação de grau dos estudantes de todos os cursos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Ao longo do evento foi destacado a importância das instituições públicas de ensino e, em específico, o papel da UFV durante a pandemia, que organizou e realizou testagem em massa e vacinação dos estudantes e da população como um todo de Viçosa. 

Além disso, essa foi a maior colação de grau da história da Universidade Federal de Viçosa, pois, colaram de maneira presencial as turmas de 2020 ao primeiro semestre de 2022. Além de todo o tom emocional por conta do papel da universidade durante a pandemia, o evento teve um momento de comoção geral, quando a formanda em Ciências Econômicas, Bruna Matos, ergueu uma toalha do Lula na hora de pegar o seu diploma. A atitude de Bruna levou o público presente ao delírio. 

Em entrevista à Fórum, Bruna Matos explica por que ao erguer a toalha do Lula o público veio abaixo. "Uma boa parte dos formandos ainda faz parte da primeira geração da família a se formar, que teve acesso e pôde permanecer na universidade a partir de políticas públicas construídas no governo Lula. Passamos pelos impactos negativos dos cortes na educação dos governos Temer e Bolsonaro. Pela ameaça de cobrança nas Universidades Públicas. Aos que vieram antes de nós o que faltou nunca foi esforço e sim uma oportunidade", conta. 

Posteriormente, Bruna Matos fala sobre a importância das políticas de valorização da educação dos governos petistas. "Acredito que a maioria de nós, das nossas famílias, sabe a diferença que é ter o que os governos do PT, Dilma, Lula criaram: oportunidade! Receber o diploma na nossa mão, com a família, namorado, amigos reunidos é celebrar isso: as oportunidades, superação de desafios, a possibilidade de transformação de vidas através da educação", diz Bruna. 

Bruna Matos também revela à Fórum que teve receio de erguer a toalha do Lula na colação por causa dos recentes casos de violência política. "Tive receio de alguma reação violenta por vermos tantos casos de violência por parte de eleitores extremistas de Bolsonaro, ainda mais que o próprio já falou até em "fuzilar a petralhada". Mas o medo e o ódio não podem e nunca vão vencer a gente que é esperança e amor", afirma.  

"A gente não pode esquecer de onde veio e nem a gratidão a nenhum dos nossos: família, amor, amigos, professores, funcionários e, sim, ao Presidente que mais cuidou e defende a Universidade Pública! Por isso foi tão emocionante... Nesse momento somos todos uma família só, que se reconhece nas histórias de transformação, alegria e certeza do futuro mais alegre, cheio de vida e oportunidades que vem vindo com a volta de Lula", finaliza Bruna Matos.