ELEIÇÕES 2024

Pesquisa Ipespe traz Mirella Almeida (PSD) na frente em Olinda; PL, PT e PRTB disputam segundo lugar

Segundo o levantamento, 49% afirmam que o apoio de Lula a um candidato aumentaria suas chances de votar nele; em contrapartida, 52% dos entrevistados disseram que a indicação de Bolsonaro diminuiria a possibilidade de votar em alguém apoiado por ele

Vista aérea do município de Olinda (PE)Créditos: Antônio Melcop/Pref.Olinda
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Ipespe contratada pelo jornal Folha de Pernambuco e divulgada nesta terça-feira (10) traz a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda (PE), Mirella Almeida (PSD), na liderança na disputa pela prefeitura da cidade.

A candidata apoiada pelo atual prefeito Professor Lupércio (PSD) tem 23%. Em seguida estão a ex-secretária municipal Izabel Urquiza (PL), com 15%; o vereador Vinicius Castello (PT), 14%; e o advogado Antônio Campos (PRTB), 12%. Como a margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão em situação de empate técnico.

O vice-prefeito Márcio Botelho (PP), rompido com o atual titular da administração municipal, aparece com 3%, e o marceneiro e restaurador de antiguidades Clécio Basílio (PCO) obtém 2% das intenções de voto.  Votos em branco, nulos ou que declaram não votar em nenhum dos candidatos chegam a 17%. Os que sabem ou não responderam somam 14%.

Os cabos eleitorais em Olinda

O Ipespe também pesquisou a influência de figuras políticas na eleição em Olinda. Foram avaliados os pesos dos apoios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do prefeito Professor Lupércio e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Entre os quatro, o pior cabo eleitoral é Bolsonaro. O levantamento aponta que, para 52% dos entrevistados, o apoio do ex-presidente diminui as chances de votar nesse candidato e, para 28%, sua indicação aumenta as chances de voto. Na cidade, ele endossa a candidatura de Izabel Urquiza.

Para 40%, o apoio de Professor Lupércio reduz a possibilidade de voto no candidato escolhido por ele, e aumenta a chance para 30%. A indicação de Raquel Lyra aumentaria a possibilidade de votar nesta candidatura para 26%, e diminuiria para 34%. Assim como o prefeito, a governadora apoia Mirella Almeida na corrida pela prefeitura.

O melhor cabo eleitoral em Olinda é o presidente Lula: 49% disseram que seu apoio aumenta as chances de voto, enquanto 21% afirmaram que reduziria. O candidato do presidente na cidade é Vinicius Castello.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar