ELEIÇÕES 2024

Datafolha, Quaest e AtlasIntel: as próximas pesquisas para a prefeitura de São Paulo

Semana tem levantamentos sobre intenções de voto que devem mostrar se cenário com empate triplo na corrida eleitoral paulistana persiste

Pesquisas de grandes institutos trazem mais números sobre as eleições na capital paulistaCréditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Na semana que começa neste domingo (8), três grandes institutos de pesquisa divulgam levantamentos sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo. 

Duas pesquisas têm divulgação prevista para esta quarta-feira (11). A AtlasIntel traz o resultado da realização de 2.200 entrevistados entre os dias 5 e 10 de setembro. O levantamento do instituto não é realizado de forma presencial, mas sim por questionário eletrônico com base no modelo de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), uma coleta de dados feita por meio de plataformas digitais, como redes sociais, sites de notícias e aplicativos.

Na última pesquisa Atlas/Intel, divulgada em 21 de agosto, Guilherme Boulos (PSOL) estava à frente na disputa pela prefeitura de São Paulo, com 28,5% das intenções de voto. Ricardo Nunes (MDB) estava com 21,8%, seguido por Pablo Marçal (PRTB), com 16,3%. Tabata Amaral (PSB) tinha 12% e José Luiz Datena (PSDB), 9,5%.

Quaest em SP

O instituto Quaest divulga pesquisa, também na quarta-feira, contratada pela Rede Globo. A sondagem conta com 1.200 entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, entre 8 e 10 de setembro.

No último levantamento divulgado pela Quaest, em 28 de agosto, Guilherme Boulos tinha 22%, numericamente à frente, mas em cenário de empate técnico, em função da margem de erro de três pontos, com Pablo Marçal e Ricardo Nunes, que tinham 19%. José Luiz Datena aparecia com 12%, Tabata Amaral obteve 8%, e Marina Helena (Novo) alcançava 3%.

Pesquisa Datafolha

Na quinta-feira (12), sai a nova pesquisa Datafolha para a prefeitura de São Paulo. Serão ouvidos, por meio de entrevistas presenciais realizadas em fluxos populacionais da capital paulista, 1.204 eleitores entre os dias 10 e 12 de setembro. 

Além das intenções de voto, o instituto também incluiu no questionário uma pergunta relativa à suspensão do X, ex-Twitter, no Brasil, perguntando se o eleitor concorda ou discorda da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a rede social de funcionar no país.

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quinta (5), traz um cenário de empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais. Guilherme Boulos chega a 23%, com Pablo Marçal e Ricardo Nunes aparecendo com 22% cada.

Na sequência vinham Tabata Amaral, que aparecia com 9%,empatada tecnicamente com José Luiz Datena, com 7%. Marina Helena tinha 3% e Bebeto Haddad (DC) e Ricardo Senese (UP) obtinham 1% das intenções de voto.