NORDESTE

Como governadores do Nordeste reagiram a discurso separatista de Zema

Nas redes sociais, autoridades se manifestaram contra declaração do governador de Minas Gerais

Como governadores do Nordestes reagiram a discurso separatista de Zema.Créditos: Site Governo do Estado do Ceará
Escrito en BRASIL el

Em resposta a Romeu Zema (Novo-MG), grande parte dos governadores dos estados do Nordeste se posicionaram nesse final de semana contra o discurso separatista do governador de Minas Gerais. Nas redes sociais, as autoridades estaduais defenderam a união do país e expuseram o caráter leviano das falas do mandatário mineiro.

Carlos Brandão (PSB-MA), governador do Maranhão, postou no Twitter: “Como nordestinos e, acima de tudo, como bons brasileiros, defenderemos o nosso povo contra qualquer prática preconceituosa e que negue a nossa importância. Continuaremos agregando, mas combatendo desigualdades, respeitando as diversidades e construindo um país melhor para todos”, seguido da nota oficial do Consórcio Nordeste, assinada por todos os governadores da região.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

A governadora Raquel Lyra (PSDB-PE), de Pernambuco, também se posicionou defendendo que o Nordeste é parte da solução do país e deve receber atenção nas discussões federativas após tanto tempo de descaso e indiferença. 

Sequência de tweets da governadora Raquel Lyra (PSDB-PE)

Fátima Bezerra (PT-RN), do Rio Grande do Norte, também postou a nota oficial do Consórcio Nordeste e pediu: “Brasil próspero e justo é Brasil unido! Respeite o Nordeste!”. Já o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB-AL), retuitou a entrevista de Zema e reforçou a importância da união do Brasil. 

Tweet do governador Paulo Dantas (MDB-AL)

Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA) postou: “Não existe eles e nós, somos um só povo. Para o país dar certo, é preciso união entre os estados. Não devemos perder tempo com narrativas segregadoras, cuidar da nossa gente é o que realmente importa. Quando se trata de Brasil, vale o velho ditado: a união faz a força”.

Rafael Fonteles (PT-PI), do Piauí, avisou que, num momento em que precisamos de união, “quem apostar contra a união do povo brasileiro vai perder”

Tweet do governador Rafael Fonteles (PT-PI)

Por fim, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD-SE), declarou que “o Brasil precisa de união para melhorar a vida da população. Manifestações separatistas são um desserviço. O Nordeste tem contribuído para o fortalecimento da nação e da democracia. Posições claramente politiqueiras e com viés nas eleições de 2026 devem ser repudiadas”.