Um torneio amador de futsal foi encerrado pela Polícia Militar na noite da última quarta-feira (14), na Zona Sul de Manaus, após denúncias de que o evento oferecia porções de maconha como premiação. Batizado de "2º Torneio Futconha", o campeonato era realizado por volta das 23h em uma quadra localizada no conjunto habitacional do Prosamim, no bairro Praça 14 de Janeiro.
De acordo com informações da polícia, o evento reunia equipes com nomes que faziam alusão ao consumo de entorpecentes, como “Só Brasa”, “Verde Esperança”, “Chapada Seleção” e “Real Biqueira”. A inscrição dos times teria sido feita mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.
Te podría interesar
As premiações oferecidas pelo torneio, segundo a Polícia Militar, incluíam:
- 1º lugar: 40 gramas de maconha;
- 2º lugar: 5 gramas de maconha e um combo de bebida alcoólica;
- 3º lugar: R$ 50 e um combo de sanduíches.
Denúncia por WhatsApp
A denúncia foi recebida por meio do canal de WhatsApp da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), conforme explicou o tenente-coronel Renan Carvalho, comandante da unidade. “A denúncia chegou através do WhatsApp denúncia do batalhão e fomos verificar”, afirmou.
Te podría interesar
No momento da abordagem, os policiais não encontraram drogas no local e, por isso, ninguém foi preso. Segundo o comandante da Rocam, os entorpecentes seriam entregues apenas ao término da competição.
O portal g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para saber se foi aberta alguma investigação sobre o torneio e se há indícios de envolvimento do tráfico de drogas ou de outros crimes relacionados ao evento. A reportagem também questionou quais medidas estão sendo tomadas para coibir o uso e o comércio de drogas em espaços públicos da capital. Até a última atualização desta matéria, não houve retorno da secretaria.