A jornalista e escritora Míriam Leitão, de 72 anos, foi eleita à cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quarta-feira (30). Agora, a instituição conta com cinco mulheres, entre seus 40 integrantes.
Anteriormente, a cadeira 7 era ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, que faleceu no começo deste ano. A votação aconteceu na sede da ABL no Rio de Janeiro, onde Míriam obteve 20 votos, de um total de 37. Ela concorreu contra o ex-governador do Distrito Federal, ex-senador e ex-ministro Cristovam Buarque, que obteve 14 votos.
Te podría interesar
“Ainda estou impactada com a eleição, é uma honra gigante ingressar em uma instituição que defende a literatura, o Brasil e a língua portuguesa”, agradeceu Míriam Leitão.
Relembre a história de Míriam Leitão
Em sua carreira, Míriam Leitão passou por veículos de comunicação como Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, além de ser comentarista de política e economia do grupo Globo desde 1991.
É autora de 15 livros dos mais diversos gêneros, entre eles Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda (2012), que venceu o prêmio Jabuti de Melhor Livro de Reportagem e Livro do Ano de Não Ficção.