CALOR

Nova onda de calor: entenda o que é e como se mede a sensação térmica

Algumas regiões do país deverão ter marcas até 7°C acima do esperado para o mês de fevereiro

Calor extremo.Créditos: Paulo Pinto/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Uma nova onda de calor chega ao Brasil a partir desta quarta-feira (12) e, o que é pior, deverá durar, segundo previsões do Climatempo, até, pelo menos, o dia 21 de fevereiro.

Uma onda de calor se define quando as temperaturas ficam 5°C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos. Esta que os brasileiros enfrentarão nos próximos dias deverá manter as temperaturas em até 7°C acima do esperado para o mês de fevereiro.

A onda de calor é consequência de um bloqueio atmosférico que deverá se instalar na região central do país. O fenômeno se caracteriza por sistemas de alta pressão que ficam em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Além de aumentar as temperaturas, o bloqueio impede a formação de grandes nuvens de chuva.

O fenômeno climático pode provocar recordes de temperaturas para o ano em várias capitais.

Veja abaixo as regiões e estados que devem sofrer com o calor nos próximos dias

  • norte do Paraná
  • sul de Mato Grosso do Sul
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo
  • Minas Gerais
  • leste de Goiás
  • oeste da Bahia
  • sul do Piauí

Sensação térmica

Boletins sobre o clima vem sempre acompanhados do termo curioso “sensação térmica”. A expressão traz várias definições que, em sua maioria, dependem muito mais do local e da situação de cada indivíduo do que um fator definidor por si só.

A “sensação térmica” é a sensação de temperatura sentida pelos nossos termorreceptores, estruturas sensoriais sensíveis capazes de detectar os estímulos térmicos no ambiente e transformá-los em impulsos nervosos que serão interpretados pelo cérebro. Também é chamada de temperatura aparente.

Após um banho de mar ou de piscina, por exemplo, você pode sentir mais frio do que de fato está. “Este é um exemplo de sensação térmica”.

O termo foi popularizado após a Segunda Guerra Mundial, quando o exército americano criou um índice para avaliar o frio relacionado à velocidade do vento. Desde então, a expressão passou a ser divulgada junto à temperatura real.

Basicamente, é a maneira como cada indivíduo compreende a temperatura do ambiente. É quando sentimos que está mais quente ou mais frio do que de fato está, segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Como é calculada

Segundo o site Brasil Escola, a sensação térmica é calculada pela fórmula: ST = 33 + (10 · vv + 10,45 - v) · ((T - 33)) / 22

ST é a sensação térmica, medida em graus Celsius [?].

v é a velocidade do vento, medida em quilômetros por hora [km/h].

T é a temperatura do ar, medida em graus Celsius [?]."

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar