ELEIÇÕES 2024

Datafolha: Boulos lidera entre mulheres e negros; Marçal está batendo no teto, mostra detalhamento

Entre negros, o candidato de Lula subiu nove pontos. Marçal se tornou mais conhecido, mas agora lidera rejeição, que explodiu com mentiras e discurso de ódio do ex-coach. Nunes trabalha "voto útil"

Guilherme Boulos e Pablo Marçal.Créditos: Leandro Paiva / Reprodução de vídeo
Escrito en BRASIL el

Após subir 7 pontos em cerca de 15 dias no Datafolha realizada no início da campanha, em agosto, Pablo Marçal (PRTB) dá sinais que está batendo no teto eleitoral, segundo detalhamento da mais recente pesquisa do instituto, divulgada nesta sexta-feira (6).

LEIA TAMBÉM:
Datafolha: Empate triplo com Boulos 1 ponto à frente mostra cenário embolado em SP

No estudo, realizado entre os dias 3 e 4 de setembro, Marçal perdeu tração oscilou apenas um ponto, chegando aos 22%.

O índice é o mesmo de Ricardo Nunes (MDB), que subiu 3 pontos. Os dois dividem o eleitorado bolsonarista e o segundo lugar na pesquisa, liderada por Guilherme Boulos (PSOL), que oscilou um ponto para mais e chegou aos 23%.

O detalhamento, divulgado na madrugada desta sexta, mostra que o ex-coach foi o que mais subiu em termos de conhecimento do eleitorado, saltando de 67% para 76% entre aqueles que tem algum grau de conhecimento sobre ele - Boulos é conhecido por 86% e Nunes por 90%.

No entanto, os ataques baixos e as mentiras de Marçal fizeram com que a rejeição subisse na mesma proporção, superando até mesmo a de Boulos, estacionada em 37%.

Segundo Datafolha, 38% dos paulistanos dizem que não votariam em Marçal de jeito nenhum.

Já Nunes tem um índice de rejeição de 21% - o menor entre os três principais candidatos - e deve reforçar o discurso de voto útil, encampado pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), já que é o único que venceria o candidato de Lula nas simulações de segundo turno.

Boulos lidera entre negros e mulheres

Os detalhes da pesquisa Datafolha mostram ainda que Boulos segue crescendo em meio ao eleitorado que deu vitória a Lula na capital paulista.

Em 2022, o presidente venceu Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo por 47,5% a 38%, com votos principalmente da periferia, das mulheres e dos negros.

No eleitorado feminino, Boulos marca os mesmos 23% da pesquisa geral, à frente de Nunes que chegou a 22% e Marçal, que marca 16% - Tabata Amaral (PSB) tem 11% e José Luiz Datena (PSDB), 8%.

Boulos teve o maior crescimento entre eleitores que se declaram negros, passando de 25% para 34%. Em seguida, vem Nunes com 19% e Marçal com 13% - o que dizem que votaram em outros candidatos são 15%.

Entre pardos, Nunes lidera com 26%, seguido de Marçal com21% e Boulos 18%. Datena e Tabata aparecem com 8%.

No eleitorado que se declara branco, Marçal subiu 4 pontos e agora lidera com 25%. Boulos oscilou de 26% para 23% e Nunes de 19% para 21%.  Tabata registra 10% e Datena tem 6%.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Plínio Teodoro no Bluesky