Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5) traz o deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) na primeira colocação na disputa da prefeitura de Belo Horizonte (MG).
O parlamentar tem 29%, uma oscilação positiva de dois pontos em relação ao último levantamento do instituto. Em seguida, há um cenário de empate técnico, levando-se em conta a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, entre quatro candidatos.
Te podría interesar
O atual prefeito Fuad Noman (PSD) cresceu quatro pontos e agora tem 14%. Em seguida, aparecem o deputado estadual Bruno Engler (PL), que foi de 10% para 13%; a deputada federal Duda Salabert (PDT), que passou de 10% para 12%, e o deputado federal Rogério Correia (PT), que oscilou positivamente de 7% para 8%.
Já o senador Carlos Viana (Podemos) experimentou uma queda de 12% para 5% das intenções de voto, com Gabriel (MDB), oscilando negativamente de 3% para 2%. Lourdes Francisco (PCO), Wanderson Rocha (PSTU) e Indira Xavier (UP) têm 0%. Votos em branco e nulos somam 8% e não sabem, 8%.
No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, 48% ainda estão indecisos. Mauro Tramonte lidera com 15%, seguido por Bruno Engler, que tem 8%; Fuad Noman, 7%; Duda Salabert, 6%, e Rogério Correia (PT), 5%. Outros 2% mencionam "o atual prefeito" e Gabriel tem 1%. Outras respostas totalizam 4%, e votos em branco, nulos ou somam 5%.
Segundo turno em BH
Nas simulações de segundo turno, Tramonte vence em todos os cenários analisados pelo Datafolha.
O candidato do Republicanos derrota Engler por 62% a 18%, vence Viana por 60% a 15%, supera Salabert por 61% a 25% e Correia por 63 a 19%. O cenário com menor vantagem para Tramonte é contra Noman, quando bate o adversário por 54% a 31%.
A pesquisa Datafolha ouviu 910 pessoas na capital mineira nos dias 3 e 4 de setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG- 02912/2024.