RIO GRANDE DO SUL

Fortes chuvas deixam quase 500 pessoas desalojadas e em abrigos no RS

Até o momento, 52 cidades e mais de 16 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado

Chuvas atingem o Rio Grande do Sul.Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Rio Grande do Sul, que ainda se recupera das enchentes de abril e maio, voltou a ser atingidos por intensas chuvas na última semana, que deixaram, até o momento, quase 500 pessoas desalojadas e em abrigos

De acordo com dados da Defesa Civil, atualizados neste sábado (28), as chuvas afetam 52 municípios e 16.166 pessoas no estado. Ao todo, são 349 pessoas desalojadas e 143 em abrigos. Não há mortos, feridos ou desaparecidos. 

A parte mais afetada do estado é a parte central, que engloba a Região Metropolitana de Porto Alegre e vai até o Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Até o final desta quinta-feira (26), a Defesa Civil já havia emitido 57 alertas sobre a situação das chuvas no estado. Ao longo da semana, o órgão também emitiu comunidades com alertas para chuva e ventos fortes com raios, granizo e alagamentos.

O volume elevado de chuvas elevaram o Rio Guaíba, mas o MetSul afirmou que não há risco de transbordamento.

O governo do RS também informa que para receber os alertas meteorológicos por meio de SMS, basta cadastrar o CEP da residência enviando uma mensagem gratuita para o número 40199. 

Para receber os alertas pelo Whatsapp, é preciso registrar o telefone (61) 2034-4611 e mandar uma mensagem para o robô de atendimento. A partir disso, basta compartilhar sua localização atual ou outra de interesse para receber os avisos. 

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky