ELEIÇÕES 2024

Marçal perde tração nas redes, buscas caem e se concentram em temas espinhosos para ex-coach

A desidratação virtual é refletida na pesquisa DataFolha que mostra que Marçal caiu de 22% para 19% das intenções de votos em uma semana

Pablo Marçal em vídeo publicado no Instagram no dia 12 de setembro.Créditos: Reprodução de vídeo / Instagram
Escrito en BRASIL el

A ascensão e queda de Pablo Marçal (PRTB), ex-coach que turbinou a fortuna premiando seguidores que propagassem seus "cortes" nas redes, aconteceu na mesma proporção do imediatismo imposto pela era da internet.

É o que indica o Google Trends, ferramenta da gigante da web que permite a análise de pesquisas de termos na internet. A plataforma é pública e pode ser acessada por qualquer usuário.

Consulta realizada pela Fórum no Google Trends entre o dia 8 de agosto e esta sexta-feira (13) revelam que o ex-coach perdeu tração nas redes e vem caindo sistematicamente nas buscas do Google, que se concentram cada vez mais em temas espinhosos à campanha. Os dados foram colhidos no estado de São Paulo, já que o Trends não permite um refinamento da busca por cidade.

A desidratação virtual é refletida na pesquisa DataFolha divulgada nesta quinta-feira (12), que mostra que Marçal caiu de 22% para 19% das intenções de votos em uma semana. No período, Ricardo Nunes (MDB) saiu de 22% para 27% e Guilherme Boulos (PSOL) cresceu de 23% para 25%.

O Google Trends mostra que as buscas por Pablo Marçal atingiram seu ápice em 9 de agosto, um dia após o debate na Band, quando acusou Guilherme Boulos de usar drogas.

Nesse dia, as buscas por ele chegaram ao índice de 100, que representa o pico de popularidade de um termo - um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade, comparando-se ao ápice.

Depois disso, houve um esfriamento e a última subida se deu em 3 de Setembro, um dia após participação no Roda Viva, já em meio à avalanche de denúncias de assessores ligados ao PCC e ao tráfico internacional de cocaína.

Em seguida, as buscas por Marçal desabaram, chegando a 28 nesta quinta-feira (12), quando foi divulgada a pesquisa Datafolha.

(Fonte Google Trends)

As buscas associadas ao coach também mudaram de perfil, se relacionando mais a termos negativos para o ex-coach.

"As buscas no Google Trends tiveram um pico porque o coach era menos conhecido na política,  mas ter muitas buscas não é, necessariamente, um dado positivo, pois a pessoa pode acessar o Google também para saber sobre os crimes cometidos pelo candidato", diz Edgard Piccino, analista do DataFórum.

Na manhã desta sexta-feira (13), as pesquisas em ascensão referente ao ex-coach se relacionavam aos seguintes temas:

  1. pablo marçal pcc
  2. pcc
  3. atentado pablo marçal hoje
  4. pablo marçal já foi preso
  5. alexandre de Moraes

Os dados também podem ser refletidos no Datafolha, que aponta uma explosão no índice de rejeição do ex-coach. Em uma semana, os eleitores que dizem que jamais votariam em Marçal passaram de 38% para 44%.

(Fonte Google Trends)

Interação no Instagram

A queda das buscas na internet vem acompanhada de um derretimento nas interações no Instagram do ex-coach.

Após ter as redes bloqueadas pela Justiça, em razão da premiação paga no Discord para turbinar sua popularidade, Marçal criou um novo perfil no Instagram.

No entanto, sem a milícia paga para propagar seus conteúdos, a interação nas redes vem caindo dia a dia, mostrando uma perda de interesse dos seguidores.

A nova conta criada pelo ex-coach tem registado cada vez menos interações, que chegou a menos de 1% dos seguidores nesta segunda semana de setembro, como mostra dados do DataFórum, plataforma de análise de redes da Fórum.

Interações no Instagram @pablomarcalporsp (Fonte: DataFórum)

Para Edgard Piccino, há um apagamento cada vez maior do delírio inicial provocado por Marçal nas redes.

Ele exemplifica com um vídeo que viralizou nas redes, que mostra uma pessoa dançando de forma "aloprada", que conquista adeptos, mas em seguida perde o "encanto".

"Como vemos no vídeo, o comportamento aloprado do Pablo Marçal nas eleições atraiu uma legião de seguidores. Entretanto, o efeito do delírio coletivo uma hora murcha, quando deixa de ser novidade", diz Piccino.

Para o analista do DataFórum, assim como acontece nas redes sociais, o fator "novidade" que impulsionou Marçal pode estar chegando ao fim, o que poderia sinalizar um teto do ex-coach nas pesquisas de intenção de votos.

"Os dados mostram que Pablo Marçal explodiu nas redes por ser uma novidade perturbadora, estapafúrdia. Porém, quando a novidade envelhece, deixa de ser novidade. Por isso o Pablo Marçal pode já ter passado seu pico de interesse, e isso poderia se refletir em um teto, inclusive nas pesquisas eleitorais", conclui Piccino.