ELEIÇÕES EM SP

Quaest: Cenário é bem diferente em SP, embora empate técnico persista

Sondagem divulgada no início da tarde desta quarta-feira (11) mostra alteração na posição dos três candidatos que lideram a corrida à prefeitura da maior cidade do Brasil

Ricardo Nunes, Pablo Marçal e Guilherme Boulos.Créditos: Wikipédia e GloboNews/Reprodução
Escrito en BRASIL el

A nova pesquisa Quaest divulgada no início da tarde desta quarta-feira (11), sobre a corrida à Prefeitura de São Paulo, mostra uma reviravolta significativa no posicionamento dos principais candidatos que estão na disputa, embora indique que o triplo empate técnico entre eles persista. Desta vez, os números mostram o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), na liderança, com 24% das intenções de voto, seguido pelo coach goiano Pablo Marçal (PRTB), que atingiu 23% da preferência do eleitorado. Até então na liderança, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) surge na terceira colocação, com 21%.

Ainda de acordo com a sondagem, o jornalista José Luiz Datena (PSDB) e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparecem empatados numericamente na quarta posição, com 8% cada. Marina Helena (Novo) é a sexta colocada com 2% dos eleitores dizendo que votarão nela.

Se comparado à última rodada de entrevistas realizada pela Quaest, o levantamento atual aponta que Nunes teve uma boa recuperação após o início do horário eleitoral na TV, indo de 19% em 28 de agosto para os atuais 24%, uma tendência semelhante à de Marçal, que partiu dos mesmos 19% na pesquisa anterior para os 23% de agora. Já Boulos, segundo o instituto, estaria numa situação complicada, descendo um ponto percentual, da antiga liderança com 22% para os 21% averiguados neste momento.

A pesquisa Quaest divulgada nesta tarde ouviu 1.200 pessoas, entre 8 e 10 de setembro, e vários pontos da capital paulista. De acordo com os realizadores, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número de protocolo SP-09089/2024.

Simulações de 2° turno

Os entrevistadores também simularam com os eleitores possíveis cenários de segundo turno para a eleição à Prefeitura de São Paulo. No caso de um confronto entre Nunes e Marçal, o atual prefeito venceria por 50% a 30%. Já numa disputa com Boulos, ele também venceria, por uma vantagem um pouco menor: 48% a 33%.

Na hipótese do candidato do PSOL enfrentar Pablo Marçal, eles aparecem tecnicamente empatado, mas com Boulos à frente, vencendo por 40% a 39%.

Siga os perfis da Revista Fórum e do jornalista Henrique Rodrigues no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar