FUTURO

Silvio Santos: Saiba a fortuna deixada pelo apresentador e quem tem direito à herança

Ao longo de sua trajetória, maior comunicador da TV brasileira reuniu 30 empresas com o Grupo Silvio Santos

Silvio Santos.Créditos: Moacyr Lopes Júnior/Folhapress
Escrito en BRASIL el

O apresentador e empresário Silvio Santos morreu, neste sábado (17), devido a um quadro grave de broncopneumonia causado por uma infecção de H1N1. Ele estava internado desde o dia 1° de agosto no Hospital Albert Eistein, em São Paulo

Tendo se consagrado como o maior comunicador da TV brasileira e um dos empresários mais bem-sucedidos do país, o bilionário Silvio Santos era dono de empresas no ramo de mídia e comunicação, cosméticos, imobiliária e hotelaria, dentre outras. Somente o Grupo Silvio Santos (GSS) possui mais de cinco empresas. 

Entre elas, está o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), canal fundado por Silvio Santos, a Liderança Capitalização, que promove a Tele Sena, a TV Alphaville, que oferece planos de TV por assinatura, internet banda larga e telefonia, o complexo de hotelaria Sofitel Guarujá Jequitimar, a SiSAN Empreendimentos Imobiliários, empresa que controle os imóveis do grupo, e a Jequiti, empresa de cosméticos. 

Juntando todos os seus empreendimentos, Silvio Santos acumulou uma riqueza de 1,6 bilhão, segundo levantamento da Forbes de 2023. Essa quantia poderia ser ainda maior, mas o apresentador enfrentou dificuldades financeiras com um de seus investimentos, o Banco Panamericano, que sofreu um rombo de R$ 4 bilhões antes de ser vendido ao BTG Pactual em 2011. 

A herança de Silvio Santos será dividida entre sua esposa, Isis Abravanel, e suas filhas Patricia Abravanel, Rebeca, Silvia Abravanel, Cintia Abravanel, Daniela Beyruti e Renata Abravanel. De acordo com informações divulgadas pela Record TV, cada filha receberá um valor de R$ 100 milhões, além de imóveis e bens.

Trajetória de Silvio Santos

Nascido em 12 de dezembro de 1930, Senor Abravanel, seu nome de batismo, começou a trabalhar como camelô no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Seu jeito carismático e sua boa comunicação logo chamaram atenção e ele foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara. Apesar de ter passado em primeiro lugar, Silvio preferiu voltar a ser camelô, porque faturava mais. 

Quando fez 18 anos, teve que servir ao Exército, onde integrou a Escola de Paraquedistas. Na mesma época, resolveu voltar à rádio. Já que não atuava como paraquedista aos domingos, passou a trabalhar na Rádio Mauá neste dia da semana. 

Silvio também passou pela Rádio Tupi, TV Tupi e pela Rádio Continental e chegou a lançar um serviço de músicas e propagandas que atuava nas barcas que faziam o trajeto Rio-Niterói. 

Alavancando seu sucesso, Silvio Santos foi convidado para trabalhar na Rádio Nacional de São Paulo. Mesmo atuando na comunicação, o apresentador continuava a investir em sua carreira de empresário, lançando uma revista chamada "Brincadeiras para Você". 

Em 1958, Silvio deu um dos principais passos que o tornaria bilionário. Seu amigo Manoel da Nóbrega estava com dificuldades para administrar a empresa "Baú da Felicidade", e chamou o apresentador para assumir o negócio. Mais tarde, a empresa se tornaria o Grupo Silvio Santos, hoje um gigante conglomerado de mídia e empresas do apresentador.

Em 1961, Silvio Santos lançou o "Programa Silvio Santos", que se tornou um dos mais longevos da TV brasileira. Com o sucesso crescente, decidiu ampliar sua atuação no setor de comunicação. Em 1976, ele adquiriu uma concessão de canal de televisão, mas foi em 1981 que fundou oficialmente o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). O SBT rapidamente se estabeleceu como uma das principais redes de televisão do país, competindo diretamente com a Rede Globo e se destacando pela programação popular. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar