REVELAÇÃO

VÍDEO: Lula relembra dia em que Silvio Santos o procurou: “Estava com medo de ser preso”

O caso tem relação com a descoberta de uma fraude bilionária no antigo Banco PanAmericamo

O presidente Lula.Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en BRASIL el

O presidente Lula (PT) fez uma revelação surpreendente neste domingo (18). Ele relembrou quando foi procurado por Silvio Santos em um dos momentos mais delicados da vida do empresário.

O caso teve relação com a descoberta de uma fraude bilionária no antigo Banco PanAmericano, agora chamado Banco PAN.

“Posso contar pra vocês uma coisa da seriedade do Silvio Santos. Quando teve aquele golpe no banco PanAmericano, o Silvio me procurou aqui muito preocupado. Eu era presidente da República, ele estava com medo de ser preso”, relatou Lula.

“Eu dizia: ‘Silvio, primeiro, não há por que te prender. Nós vamos fazer uma investigação, o Banco Central vai ajudar a cuidar disso, o Ministério da Fazenda, e vamos ver como a gente resolve o problema’. E o problema foi resolvido”, destacou o presidente.

Ele deu como garantia, inclusive, a televisão dele [SBT]. E eu achava mais interessante, porque ele ia no programa dele e contava a história dele. Não tinha vergonha de dizer quem ele era. Eu achava o Silvio Santos um homem de bem, de caráter, respeitoso. E que não gostava de falar mal de governo, não interessava de quem fosse o governo”, disse.

“Uma vez eu fui cobrar do Silvio Santos por que não tinha um programa de jornalismo grande no SBT. Ele falava: ‘Eu não quero um programa em que as pessoas fiquem falando mal do governo’. Então, essa pessoa que me fez ficar horas e horas sentado no sofá da sala vendo televisão durante anos e anos. A gente tinha o Silvio Santos como motivação”, acrescentou Lula.

Relembre o escândalo

Fundado por Silvio Santos, o banco foi resgatado, em novembro de 2010, pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para evitar uma liquidação pelo Banco Central. Isso depois de ter sido descoberto um rombo bilionário escondido pela instituição.

Executivos do banco foram acusados de fraude contábil. No ano seguinte, o PanAmericano foi vendido para o BTG Pactual. Em 2018, sete executivos foram condenados pelas irregularidades.

O PanAmericano foi um dos negócios do Grupo Silvio Santos. Envolveu-se em um dos maiores escândalos financeiros do país, sendo palco de uma fraude estimada em R$ 4,3 bilhões, que abalou as finanças do conglomerado.

O Grupo Silvio Santos acabou assumindo a responsabilidade e ofereceu seus bens como garantia para obter um empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esse movimento evitou a falência do banco.