O secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, publicou neste domingo (11), em suas redes sociais, uma foto que gerou indignação. Na imagem, equipes de segurança e resgate do governo estadual aparecem "posando" em meio aos destroços do avião da Voepass que caiu na última sexta-feira (9) em Vinhedo e que causou a morte das 62 pessoas a bordo.
Usuários das redes sociais têm apontado falta de sensibilidade de Derrite e dos membros das equipes de segurança e resgate. Em meio à repercussão, há quem aponte "necropolítica" no gesto.
Te podría interesar
O renomado jurista Lenio Streck, por exemplo, fez um paralelo entre a foto e a tese da obra "Sociedade do Espetáculo", do escritor francês Guy Debord.
"Eis a sociedade do espetáculo denunciada por Guy Debord. Depois do sujeito que fez selfie em Auschwitz (sim, existe), a equipe do governo de SP vence a disputa do troféu da pós modernidade. Faltou o V da vitória. Ou alguém com o polegar para cima. Bom, se procurar bem…", escreveu Streck.
Veja:
Diante da repercussão negativa, Guilherme Derrite decidiu apagar a foto de suas redes sociais.
"Postei uma outra foto da equipe, mas mais uma vez em respeito a todos, retirei e coloquei outra na qual os destroços não aparecem", escreveu o secretário de Segurança Pública.
Confira algumas reações: