O Brasil se chocou nesta sexta-feira (9) com a queda do avião ATR-72 500 da Voepass em Vinhedo (SP), que deixou 61 vítimas fatais.
As imagens assustadoras do avião caindo em "flat spin" ou "espiral plana" antes de explodir no bairro do Capela adicionaram um tom ainda mais dramático para a tragédia.
Te podría interesar
Qual é o motivo da queda do avião em Vinhedo?
O que pode ter causado queda do ATR-72 da Voepass?
Até o momento, sem a conclusão das investigações, é difícil estabelecer um motivo definitivo para a queda da aeronave. Mas existem especulações. Certamente, não foram apenas condições de voo.
Te podría interesar
"Avião não vai cair somente por condições atmosféricas adversas, senão não teríamos voos no Alaska ou na Sibéria. Todo acidente é uma cadeia de eventos e não uma causa única", explicou Lito Sousa, piloto e especialista em aviação brasileiro, através do Twitter.
Portanto, quais são as possibilidades?
A principal hipótese investigada para a queda do avião da Voepass é a formação de gelo nas asas da aeronave. Quando há acúmulo de gelo sobre as asas, os cristais de gelo prejudicam o funcionamento dos sistemas de voo e podem levar a uma perda de sustentação, resultando em uma queda não controlada.
O ATR-72 500 opera em altitudes onde a formação de gelo é comum, mas possui sistemas anti-gelo e de degelo para evitar esse problema. Caso tenha havido falha no funcionamento desses sistemas, o gelo pode ter se acumulado nas asas e afetado as características de voo.
Outras possíveis causas também serão investigadas, como problemas mecânicos da aeronave por eventual falta de manutenção ou falha humana.
Falhas ténicas e humanas terão melhor esclarecimento com a obtenção do conteúdo da caixa preta do avião.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea está no local apurando as circunstâncias do acidente.