DECRETO 12.135

Lula declara luto oficial de 3 dias por tragédia de avião que caiu em Vinhedo (SP)

O voo da Voepass deixou Cascavel (PR) e se dirigia para Guarulhos; 58 passageiros e 4 tripulantes que estavam à bordo faleceram

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta sexta-feira (9) um luto oficial e nacional de três dias em homenagem às 62 vítimas da tragédia que envolveu a queda de um avião da Voepass em Vinhedo, interior de São Paulo, no começo da tarde.

A medida foi materializada por meio do Decreto 12.135, assinado na mesma data pelo mandatário e logo difundido em suas redes sociais oficiais.

“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelas vítimas do desastre aéreo, voo 2283, rota Cascavel/Guarulhos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2024”, diz o decreto presidencial.

Quando soube da ocorrência da tragédia, o presidente estava em Itajaí, Santa Catarina, para o lançamento da Fragata Tamandaré - o novo navio de guerra da Marinha. Imediatamente, pediu um minuto de silêncio já imaginando que haveria vítimas.

"Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim, e que eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes, e parece que todos morreram. Eu queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas", disse o presidente.

O que aconteceu

Um avião bimotor que levava 58 passageiros e 4 tripulantes caiu na região do bairro do Capela, em Vinhedo (SP), cidade próxima da capital paulista, na tarde desta sexta-feira (9). O voo saía de Cascavel, no Paraná, e se dirigia ao aeroporto de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.

A aeronave despencou e girou no ar antes de cair nas proximidades da rodovia Miguel Melhado de Campos. Bombeiros e autoridades de saúde foram mobilizados para atendimento no local.

A aeronave de prefixo PS-VPB, um ATR 72-500, voava a 17 mil pés até 13h21 (horário de Brasília), a uma velocidade de 568 km/h. O tempo total de voo era de 1 hora e 50 minutos. Neste momento, o avião passou a perder altitude e, menos de dois minutos depois, às 13h22, desapareceu do radar.

O avião era um bimotor do modelo ATR 72 e atendia a uma linha da companhia Voepass. A aeronave tinha capacidade para 68 passageiros. Segundo a companhia, havia 58 passageiros e 4 tripulantes. Ninguém sobreviveu.