AMAZONAS

Caso Djidja Cardoso: investigação revela seita com drogas, alucinações e figuras bíblicas

Ex-sinhazinha do Boi Garantido, mãe e irmão usavam cetamina, um anestésico veterinário injetável, para chegar a um estado ilusório de “plenitude espiritual”; entenda

Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido.Créditos: TV Globo/Reprodução
Por
Escrito en BRASIL el

Segundo apontam investigações, a família de Djidja Cardoso, composta por ela, seu irmão Ademar e sua mãe Cleusimar, começaram a ter alucinações devido ao uso excessivo de cetamina, um anestésico injetável de uso veterinário, há pouco mais de um ano.

Eles formaram um grupo religioso chamado “Pai, Mãe, Vida”, onde promoviam o uso da cetamina para atingir um estado de plenitude espiritual ilusório, segundo a Polícia Civil. Djidja Cardoso, uma empresária e ex-sinhazinha do Boi Garantido, juntamente com sua mãe e irmão, se consideravam representações de figuras bíblicas dentro de sua seita. O caso veio à tona após a morte da filha na última terça (28), por suspeita de overdose.

Em entrevista ao Fantástico deste domingo (02), o delegado Cícero Túlio, responsável pela investigação, afirma que os três se viam como líderes e representações de figuras bíblicas, fundamentando suas crenças em livros relacionados à seita que liam. "Eles consideravam que o Ademar era a representação de Jesus Cristo na Terra, enquanto a sua mãe seria Maria de Nazaré e a sua irmã Djidja seria a representação da Madalena".

Ainda de acordo com Túlio, “todos os dias eles usavam essa substância altamente viciante e participavam de rituais, postando vídeos na internet”. Verônica da Costa, gerente de um salão de beleza de Djidja, foi identificada como a pessoa que comprava ilegalmente a droga de clínicas veterinárias, sem prescrição médica. A investigação sobre o tráfico de cetamina envolvendo eles começou em abril.

Na quinta-feira (30), Ademar, Cleusimar, Verônica e mais dois funcionários foram detidos. Além disso, a polícia confiscou seringas e frascos tanto na residência da família quanto em uma clínica veterinária. De acordo com o delegado, a cetamina, uma substância de efeito anestésico, é predominantemente utilizada para procedimentos cirúrgicos em animais de grande porte. “Acaba passando a sensação ali de a pessoa acabar por vezes adormecendo e chegando a um estado de quase morte com essa utilização."

"A gente vai aguardar, de fato, qual vai ser a conclusão da autoridade policial, do que eles vão ser indiciados, para os meus colegas construírem a estratégia de defesa", afirmou Lidiane Roque, advogada de Ademar, Cleusimar e Verônica. “Meus clientes necessitam de assistência médica”. Familiares de Djidja apontam a mãe e o irmão como possíveis responsáveis por fornecer drogas à ex-sinhazinha. Além disso, parte da família acusa os dois de negar assistência médica a Djidja.

Os membros da seita fundamentavam suas crenças no livro “Cartas para Cristo”. Eles estavam convencidos de que a combinação de drogas e meditação “levaria ao autoconhecimento humano”.