O Código de Trânsito Brasileiro foi atualizado recentemente e, com o objetivo de melhorar a segurança nas estradas, agora vai exigir algumas mudanças nos procedimentos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A principal delas tem como objetivo manter em dia a capacidade de condução dos motoristas brasileiros. Para isso foram estabelecidos novos períodos para a renovação do documento, que variam de acordo com a faixa etária.
Te podría interesar
A atenção é sobretudo para os idosos. Quanto mais alta a faixa etária, menor o intervalo entre uma e outra renovação da CNH. O objetivo é justamente fazer com que passem por avaliações mais frequentes, que incluem exames médicos.
Para quem tem até 49 anos não muda nada. A CNH continua válida por 10 anos. O mesmo vale para o prazo de 1 ano da CNH provisória. A mudança, no entanto, valerá para quem tiver 50 anos ou mais.
Te podría interesar
Entre os 50 e os 69 anos, o motorista brasileiro agora terá a CNH válida por apenas 5 anos e, a partir dos 70 o documento terá de ser renovado a cada 3 anos.
Como renovar a CNH
- 1. Acesse o site do Detran do seu Estado;
- 2. Faça o loggin utilizando o CPF ou CNPJ e senha;
- 3. Faça a atenta verificação dos seus dados pessoais e depois os confirme;
- 4. Siga as instruções que o órgão dará a respeito dos documentos a serem entregues, formulários a serem preenchidos, atendimentos a serem agendados e taxas a serem pagas;
- 5. Para o caso dos idosos, é recomendável que agendem exames médicos com antecedência.