FORÇAS ARMADAS

Surto de Influenza mata 1 militar, contamina 77 e envia outros 24 para internação hospitalar

Caso ocorreu no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro, em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul

O Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, faleceu por conta do surto de Influenza.Créditos: Reprodução /Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

Um surto de Influenza atingiu o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro, em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, e contaminou 77 militares. Entre os contaminados, um morreu e outros 24 foram internados. A unidade fica a pouco mais de 320 km da capital Campo Grande.

O militar falecido tinha apenas 19 anos. Se chamava Vinícius Ibanez Riquelme e morreu depois de apresentar sintomas de febre, diarreia e pressão instável. Além dele, outros 24 militares foram internados por terem tido os sintomas agravados – dois deles estão em estado grave em UTIS (Unidades de Tratamento Intensivo) e 13 já receberam alta.

A morte do jovem soldado foi confirmada no último sábado (27), quando um alerta sanitário soou na unidade. Entre os 24 hospitalizados, 20 também são jovens recrutas e os outros 4 são seus instrutores. Os homens foram internados no Hospital Municipal de Bela Vista (MS). As informações foram divulgadas por nota da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Os militares foram internados com sintomas de infecção viral e cinco deles tiveram o quadro de Influenza confirmado. Outro estava com dengue.

A Prefeitura de Bela Vista, temendo que o surto viral se espalhasse para o restante do município, rapidamente se articulou com os militares para conter os casos. Entre as medidas sanitárias, médicos e enfermeiros foram enviados para realizar atendimento diretamente na unidade militar, os casos mais sérios foram encaminhados para grandes hospitais da região e vacinas contra a Influenza foram enviadas para o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A previsão é de que as doses sejam aplicadas até a próxima sexta-feira (3).

Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para apurar o óbito do recruta. Denúncias de desvios de conduta que se relacionariam com o caso também serão apuradas em investigação interna.