O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acionou a Procuradoria Federal Especializada, vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU), para que "tome as providências que julgar necessárias" contra as influenciadoras que divulgaram golpe do salário-maternidade.
As publicações aconteceram durante o último final de semana, e divulga uma falsa assessoria que prestaria o serviço a mães que querem ter acesso ao salário-maternidade. Porém, o benefício é fornecido apenas pelo próprio INSS, de forma gratuita, e sem interferência de terceiros. A falsa assessoria, no caso, aplicaria um golpe para ficar com 30% do valor do benefício fornecido a essas mães.
Te podría interesar
Entre as influenciadoras que divulgaram a plataforma, estão Viih Tube, que já se envolveu com outro golpe em dezembro do ano passado; as atrizes Tatá Werneck e Cláudia Raia, além de MC Mirella, Maíra Cardi, Paula Amorim e Emily Garcia.
O golpe já havia sido divulgado no ano passado, e o INSS alertou que não utiliza intermediários para concessão de salário-maternidade e que a única forma para acessar o benefício é pelo aplicativo, site Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.
Te podría interesar
Como ter acesso ao salário-maternidade
O benefício está disponível para qualquer trabalhadora que contribua para o INSS e esteja afastada do trabalho em razão de parto, adoção, guarda judicial para fins de adoção ou até quem tenha realizado aborto legal. Saiba como acessar:
1. Acesse o Meu INSS:
- Utilize o aplicativo disponível nas lojas de aplicativos ou o site https://meu.inss.gov.br/.
2. Crie seu pedido:
- Clique no botão "Novo Pedido";
- Selecione a opção "Salário-Maternidade Urbano" ou "Salário-Maternidade Rural", de acordo com sua situação;
- Na lista de serviços, encontre e clique no nome do benefício desejado;
- Leia atentamente as instruções na tela e siga os passos indicados.
3. Acompanhe o andamento:
- Acesse o Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligue para o telefone 135 para verificar a situação do seu pedido.