AUXÍLIO SÓ PODER SER FEITO NO INSS

Influenciadoras digitais são acusadas de divulgar golpe do salário-maternidade nas redes

Entre as famosas estão Viih Tube, Paula Amorim e Tatá Werneck; governo já fez alerta sobre plataformas não-oficiais

Viih Tube, Paula Amorim e Tatá Werneck indicam sites suspeitos de golpe do salário-maternidade.Créditos: Reprodução/Instagram/X @lucascomentts
Escrito en BRASIL el

No ano passado, várias postagens nas redes sociais promoveram sites que alegavam oferecer benefícios de salário-maternidade para as mães. Na época, o governo interveio e alertou a todos que essas ofertas eram, na verdade, um golpe, mas nos últimos dias, o assunto voltou a ser citado por influenciadores digitais, que segundo internautas, estariam promovendo falsas divulgações.

Posts enganosos que prometem o salário-maternidade de forma fraudulenta estão ganhando força no X, antigo Twitter. Usuários indignados estão se unindo para denunciar as celebridades que se envolveram no esquema, exigindo que parem de propagar informações falsas e se aproveitar da situação vulnerável de mães em busca do benefício. 

Um dos casos mais recentes que gerou grande repercussão foi o da influencer Viih Tube. Após ter publicado um desses anúncios em suas redes sociais, ela se viu alvo de uma enxurrada de críticas. Além dela, também são apontadas Tatá Werneck e Cláudia Raia, MC Mirella, Maíra Cardi, Paula Amorim, Emily Garcia, entre outras. O portal Gov.br segue com o alerta contra sites fraudulentos que prometem o salário-maternidade de forma rápida e fácil.

Segundo o site oficial do governo, qualquer site que divulgue o benefício dessa forma é considerado golpe e deve ser denunciado. 

“Não caia em golpe! Salário-maternidade é apenas no INSS. O INSS não utiliza intermediários para concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado. É sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. em sites de origem desconhecida.”

Forma segura de solicitar o salário-maternidade

Para garantir seu direito com segurança e tranquilidade, siga estes passos:

1. Acesse o Meu INSS:

  • Utilize o aplicativo disponível nas lojas de aplicativos ou o site https://meu.inss.gov.br/.

2. Crie seu pedido:

  • Clique no botão "Novo Pedido".
  • Selecione a opção "Salário-Maternidade Urbano" ou "Salário-Maternidade Rural", de acordo com sua situação.
  • Na lista de serviços, encontre e clique no nome do benefício desejado.
  • Leia atentamente as instruções na tela e siga os passos indicados.

3. Acompanhe o andamento:

  • Acesse o Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligue para o telefone 135 para verificar a situação do seu pedido.