QUESTÃO DE DIAS

Caso Robinho: Ministros do STJ já têm decisão sobre prisão, diz emissora

Reportagem da CNN Brasil reporta que ouviu integrantes da Corte e o futuro do ex-jogador que brilhou no Santos, condenado por estupro na Itália, já estaria selado

Créditos: Reprodução/Facebook/Robinho
Escrito en BRASIL el

A CNN Brasil reportou na manhã desta quarta-feira (6) que, após ouvir de forma reservada ministros que compõem o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o destino do ex-jogador Robinho já estaria traçado. A Corte analisa um pedido feito pelo governo da Itália para que o craque das pedaladas cumpra a sentença de 9 anos a que foi condenado por estupro no país europeu, cometido em 2013, numa prisão brasileira.

O caso será julgado pelo STJ no final deste mês e a tendência, de acordo com a reportagem, é de que o tribunal brasileiro autorize o cumprimento da pena aqui. A condenação de Robinho foi proclamada pela Justiça de Milão, em primeira instância, em 2017. Em 2022, o último recurso de apelação possível foi negado por um tribunal de Roma, considerando o atleta culpado de forma definitiva. Ele permanece no Brasil desde antes do primeiro veredito e não pode ser extraditado para a Itália porque a Constituição Federal não permite esse procedimento para seus cidadãos nacionais.

Desde fevereiro de 2022 há um mandado de prisão internacional em aberto contra Robinho, que não pode pisar em mais de 100 países do mundo com os quais a Itália mantém acordos de cooperação, incluindo aí todas as nações da União Europeia, EUA, Canadá, Argentina, Chile, entre outros. A data para realização do julgamento do pedido de cumprimento de pena numa penitenciária brasileira pelo ex-jogador, que será conduzido pela Corte Especial do STJ, formada pelos 15 ministros mais antigos da Corte, é 20 de março.