A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu na noite desta quarta-feira (20) que o ex-jogador Robinho deve cumprir imediatamente a pena de 9 anos de prisão a que foi condenado na Itália por ter estuprado uma jovem albanesa em 2013. Por 9 votos a 2 o colegiado formou maioria para que o craque, que deixou o país europeu antes da tramitação de seu processo, seja levado a um estabelecimento prisional brasileiro.
Segundo o colunista Lauro Jardim, do diário carioca O Globo, citando fontes do Ministério Público Federal (MPF), que teria celebrado a decisão do STJ, a expedição de um mandado de prisão para que Robinho vá para a cadeia deve ocorrer no máximo até sexta-feira (22), com uma previsão “otimista” para esta quinta (21).
Te podría interesar
“A expectativa é que seja expedido o mandado de prisão para ser prontamente executado. Não sei se em razão do avançado da hora será hoje, mas certamente deve ser emitido e encaminhado para o juiz federal da execução penal da localidade”, teria dito um subprocurador da República para o jornalista.
Ainda de acordo com Jardim, o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, que participou ativamente do julgamento ocorrido nesta quarta, foi um dos que mais comemoraram a decisão do STJ, uma vez que o parecer técnico do órgão manifestou que “a transferência da execução respeita a proibição de extraditar brasileiros natos ao mesmo tempo em que reforça o compromisso de cooperação jurídica assumido com a Itália”.