Os brasileiros devem se preparar para mais uma mudança de temperatura que está prestes a atingir diversos estados nos próximos dias. Uma frente fria se aproxima junto da chegada do outono, que tem início na próxima quarta-feira (20).
Depois da onda de calor que tem atingido todo o país, as capitais do país devem esfriar até o próximo final de semana. De acordo com o Climatempo, empresa que fornece dados de meteorologia, as máximas vão despencar com o avanço de uma nova frente fria.
Te podría interesar
De acordo com o órgão, as temperaturas devem diminuir em grande parte do país: "A passagem desta frente fria encerra o período de bloqueio atmosférico e marca o fim da onda de calor no país. Teremos a entrada de um pouco de ar frio que vai aliviar o calor intenso em muitos estados brasileiros".
LEIA TAMBÉM: Nova onda de calor eleva a temperatura a 45ºC no final do verão
Te podría interesar
O outono deve iniciar com temperaturas baixas no Sul e no Sudeste e diminuição de altas temperaturas no Centro-Oeste do país. "Santa Catarina, Paraná e São Paulo, ainda terão um primeiro dia de outono quente e abafado, com condição de pancadas moderadas a forte a partir da tarde", aponta o Climatempo.
O Rio Grande do Sul pode passar por temporais no oeste e sul do estado. Com a entrada de umidade, nuvens carregadas devem elevar a precipitação no norte do estado gaúcho, com aumento do risco de temporal na Serra Gaúcha e na capital, Porto Alegre.
"Com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, as pancadas ganham mais intensidade em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio De Janeiro e na divisa dos dois estados com Minas Gerais", diz a empresa..
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também sinaliza as mudanças do tempo a partir de quarta-feira (20). Segundo o órgão, uma frente fria deve reforçar as áreas de chuva e uma massa de ar frio e provocar o declínio nas temperaturas, especialmente ao longo da quinta-feira.
O Climatempo prevê: tempo fechado no Paraná, no litoral e região metropolitana de São Paulo; tempo severo e chuvoso no centro-sul do Rio de Janeiro, com chance de "transtornos" na baixada fluminense; e alerta de risco de temporais no sul de Minas Gerais e do Espírito Santo.
ENTENDA - Mudanças climáticas: fevereiro foi o nono mês consecutivo de recordes de calor
Previsão do tempo
Confira a previsão de temperaturas nas capitais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, na comparação entre segunda-feira (18) e a próxima sexta-feira (22):
Belo Horizonte (MG)
- Segunda-feira (18): Mín. 23°C / Máx. 34°C
- Sexta-feira (22): Mín. 21°C / Máx. 27°C
Brasília (DF)
- Segunda-feira (18): Mín. 20°C / Máx. 30°C
- Sexta-feira (22): Mín. 19°C / Máx. 29°C
Campo Grande (MS)
- Segunda-feira (18): Mín. 24°C / Máx. 35°C
- Sexta-feira (22): Mín. 21/ Máx. 29°C
Cuiabá (MT)
- Segunda-feira (18): Mín. 25°C / Máx. 38°C
- Sexta-feira (22): Mín. 23°C / Máx. 30°C
Curitiba (PR)
- Segunda-feira (18): Mín. 21°C / Máx. 30°C
- Sexta-feira (22): Mín. 15°C / Máx. 19°C
Florianópolis (SC)
- Segunda-feira (18): Mín. 23°C / Máx. 31°C
- Sexta-feira (22): Mín. 19°C / Máx. 23°C
Goiânia (GO)
- Segunda-feira (18): Mín. 23°C / Máx. 33°C
- Sexta-feira (22): Mín. 21°C / Máx. 29°C
Porto Alegre (RS)
- Segunda-feira (18): Mín. 22°C / Máx. 32°C
- Sexta-feira (22): Mín. 17°C / Máx. 24°C
Rio de Janeiro (RJ)
- Segunda-feira (18): Mín. 24°C / Máx. 36°C
- Sexta-feira (22): Mín. 22°C / Máx. 27°C
São Paulo (SP)
- Segunda-feira (18): Mín. 24°C / Máx. 33°C
- Sexta-feira (22): Mín. 20°C / Máx. 25°C
Vitória (ES)
- Segunda-feira (18): Mín. 24°C / Máx. 35°C
- Sexta-feira (2): Mín. 24°C / Máx. 32°C