MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Calor: Rio tem sensação térmica de 60,1ºC às 10h20; SP tem recorde histórico

As duas capitais devem registrar recordes históricos de calor neste fim de semana. Confira a previsão.

Cariocas e turistas na praia de Ipanema em onda de calor no Rio.Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil
Por
Escrito en BRASIL el

A bolha de calor que paira sobre grande parte do Brasil fez o Rio de Janeiro bater incríveis 50ºC de sensação térmica às 9h deste sábado (16). Mas, segundo o Sistema Alerta Rio, revelou que às 10h20 que a estação Guaratiba atingiu o maior valor de Sensação Térmica chegando aos 60,1°C e reforçou que a temperatura pode atingir 40°C.

Em São Paulo, a estação meteorológica da USP registrou 35,5ºC na tarde desta sexta-feira (15), a maior temperatura já registrada no período desde 1933, quando a medição começou a ser feita no parque do Estado, na Água Funda.

Clima para amanhã: confira a previsão do tempo para domingo (17/3)

As duas capitais devem registrar recordes históricos de calor neste fim de semana.

No Rio de Janeiro, a sensação térmica de 50,5ºC às 9h foi registrada em Santa Cruz, com os termômetros marcando 33,3º. No Jardim Botânico, a sensação térmica chegou a 49,1ºC, e na Barra, 47,3ºC.

O Instituto Nacional de Metereologia (InMet), já havia alertado os cariocas para a onda de calor, com temperaturas 5ºC acima da média.

Neste sábado, o Rio deve registrar máxima de 39ºC. E a previsão para o domingo (17) é de dia ainda mais quente, com os termômetros chegando aos 40º às vésperas da chegada do outono, que tem início na quarta-feira (20). A temperatura deve se manter elevada até o próximo final de semana, ao menos, segundo o InMet.

Em São Paulo, a previsão é que o recorde registrado na sexta-feira será superado. O sábado deve registrar máxima de 35ºC, um grau acima do previsto para este domingo.