Após registar sensação térmica de 60,1ºC e máxima de 40ºC neste sábado (16), o Rio de Janeiro deve registrar no recorde histórico no calor neste domingo (17), quando os termômetros devem chegar aos 42ºC - superando os 41,8ºC registrados no dia 17 de janeiro pelos termômetros de Guaratiba.
SAIBA MAIS:
Confira a previsão do tempo para domingo (17/3)
Te podría interesar
De acordo com o Sistema Alerta Rio, às 8h45, o bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul carioca, registrou sensação térmica de 54,3ºC com os termômetros marcando 34,9ºC.
Em Guaratiba, onde foi registrado o recorde histórico, a sensação térmica era de 53,2ºC às 9h. Na Barra, a sensação chegou aos 51ºC às 8h50.
Te podría interesar
O pico da temperatura deve ocorrer durante a tarde, com as praias lotadas. Segundo o sistema Alerta Rio, a máxima deve ser registrada na Zona Norte. Na Barra e em Jacarepaguá, os termômetros devem chegar aos 41ºC. Centro e Tijuca terão máximas de 39ºC e a zona sul deve registrar pico de 38ºC.
São Paulo
Já a capital paulista enfrentou neste domingo (17) a madrugada mais abafada do ano, com média de 23,8º C, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE).
A cidade apresentou a maior temperatura mínima absoluta, que foi registrada na estação encontrada na subprefeitura da Sé, no centro da capital, onde a temperatura chegou a 26,5º C.
Até então, a maior temperatura mínima havia sido registrada no sábado (16), com 23,1°C de média e absoluta de 25°C na região de Santo Amaro, na zona sul paulista.
Por causa do forte calor, a Defesa Civil de São Paulo está mantendo toda a cidade em estado de alerta para altas temperaturas.
Para este domingo, a expectativa é de rápida elevação das temperaturas na capital, com a temperatura chegando a 35º C e índice baixo de umidade, em torno de 35%. No final da tarde e início da noite podem ocorrer pancadas isoladas de chuvas. Para amanhã (18), os termômetros devem variar entre mínima de 24°C e máxima de 33°C. Entre o final da tarde e o início da noite, a propagação de áreas de instabilidade provoca chuvas na forma de pancadas, com pontos de moderada a forte intensidade, raios e rajadas localizadas de vento.
Com informações da Agência Brasil