SAÚDE

Azeite adulterado: governo recolhe 10 marcas populares e faz alerta sobre consumo

Segundo o Ministério da Agricultura, o azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. Veja dicas para compra.

Azeite é o segundo produto mais adulterado do mundo, segundo o Ministério da Agricultura.Créditos: JillWellington / Pixabay
Escrito en BRASIL el

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuário determinou que supermercados varejistas e atacadistas recolham 10 marcas populares de azeite de oliva, vendidos como extra virgem, suspeitos de adulteração.

SAIBA MAIS
Azeite de oliva falso começa a crescer em meio a preços altos; saiba como se proteger
O que o preço do azeite tem a ver com o aquecimento global? Entenda

Segundo o governo, a medida é decorrente da Operação Getsêmani, desencadeada pela Polícia Federal, que identificou um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeite de oliva fraudados.    

Na ação foram apreendidos 104.363 litros de azeite de oliva fraudados e de diversos tipos de rótulos e embalagens.

Além da composição desconhecida, foram identificadas produção e comercialização em condições higiênico sanitárias inadequadas em estabelecimento clandestino, ocasionando risco à saúde pública e concorrência desleal. 

O Ministério ainda fez um alerta para que os consumidores não façam uso, caso já tenham comprado os produtos. 

"Aos consumidores, o Ministério informa que caso tenham adquiridos esses produtos devem deixar de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Podem ainda comunicar o Mapa pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto", diz o comunicado.

Os azeites que estão sendo tirados de circulação são das marcas Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba. 

Fraude

Segundo o Ministério, o azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos: 

  • Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado.
  • Confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa.
  • Não compre azeite a granel.
  • Fique atento à data de validade e aos ingredientes contidos.
  • Opte por produtos com a data de envase mais recente.