DIA DA INTERNET SEGURA

Denúncias de imagens de abuso sexual infantil na internet batem recorde em 2023

Soma das denúncias de todos os crimes também bateu recorde histórico, com destaque para os casos de xenofobia

Safernet recebe 71 mil denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet.Créditos: AbouYassin/Pixabay
Escrito en BRASIL el

As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023, de acordo com dados divulgados pela Safernet nesta terça-feira (6), data que marca o Dia da Internet Segura.

Ao todo, foram 71.867 novas denúncias na Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da ONG. O número representa um aumento de 77% em relação a 2022, quando a central recebeu 40.572 denúncias. 

A marca histórica era de 2008, quando a Safernet recebeu mais de 56 mil denúncias. Aquele ano marcou o auge da disputa jurídica do Ministério Público Federal (MPF) com a Google em razão dos crimes reportados no Orkut. A gigante da tecnologia chegou a assinar um acordo para entregar informações dos criminosos às autoridades. 

Para o presidente da Safernet, Thiago Tavares, três fatores pesaram no aumento de denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil. "Uma combinação de fatores explicam o aumento: 1) a introdução da IA generativa para a criação desse tipo de conteúdo; 2) a proliferação da venda de packs com imagens de nudez e sexo auto-geradas por adolescentes; 3) demissões em massa anunciadas pelas big techs, que atingiram as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo de algumas plataformas", afirma.

A Safernet também chama atenção para os anos de 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19. Nos dois anos, o número de denúncias bateu recorde em relação a 2009, com 46.019 casos em 2020 e 53.960 em 2021. A ONG explica que o isolamento social resultou em um “aumento no número de dispositivos conectados e no tempo de uso das telas, aumentando também a exposição e interação não presencial entre as pessoas e as denúncias de todos os tipos de crimes à Safernet”.

Denúncias de crimes de ódio

O relatório divulgado pela Safernet também aponta um recorde histórico no total de denúncias únicas recebidas, incluindo outras violações de direitos humanos. Em 2023, foram 101.313 casos. O recorde anterior também era de 2008, quando a ONG recebeu 89.247 denúncias.

Entre os crimes de ódio online, destaca-se o crescimento de 252,25% de denúncias de xenofobia em relação ao ano passado. As denúncias de intolerância religiosa também apresentaram alta de 29,97% em 2023. Para Tavares, “o crescimento de denúncias desses dois crimes este ano está atrelado ao conflito no Oriente Médio”.

Já os crimes de racismo, LGBTfobia e misoginia apresentaram queda de 20,36%, 60,57% e 57,56%, respectivamente. Os crimes de neonazismo e apologia e incitação a crimes contra a vida ficaram estáveis durante o período.