As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil reportadas pela Safernet às autoridades cresceram 84% entre janeiro e setembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.
A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (25) no 8º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, em São Paulo.
Te podría interesar
Segundo a organização, foram 54.840 novas denúncias de conteúdo com imagens de crianças abusadas sexualmente entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2023. Esses dados estão alinhados com as operações da Polícia Federal envolvendo crimes cibernéticos que tiveram crianças e adolescentes como vítimas. Somente este ano, foram 627 operações, frente a 369 no ano passado, o que representa um aumento 69,9%.
Os resultados condizem com a pesquisa da TIC Kids Brasil 2023, também apresentada no evento, que aponta que as crianças estão usando a internet cada vez mais cedo e por mais dispositivos. Este ano, 24% das crianças acessaram a internet aos 6 anos; em 2015, o índice era de 11%. Em relação aos dispositivos, 97% das crianças usam a internet pelo celular, 70% pela televisão, 38% pelo computador e 22% pelo videogame.
O diretor da Safernet, Thiago Tavares, afirma que o crescimento das denúncias é um indicador de que não se pode baixar a guarda na defesa das crianças e adolescentes em ambientes digitais.
“É fundamental o diálogo e a orientação dos pais e educadores para que esse público saiba identificar situações de risco; educação para o uso seguro e saudável da internet é fundamental”, diz.
Tavares também alerta que a regulação da internet é uma questão central para as ações em prol da segurança de crianças e adolescentes nas redes sociais. “A indústria da web 2.0 - das redes sociais - está saindo da adolescência. E com a maturidade vem mais responsabilidade e o mundo inteiro está discutindo responsabilidade e regulação de plataformas, e o Brasil não está fora dessa discussão. Esse tema é central”, afirma.
Denuncie
A Safernet oferece a Central Nacional de Denúncias e as encaminha para Ministério Público Federal, que mantém uma parceria com a organização.
Para denunciar tanto crimes de abuso e exploração sexual infantil quanto outras violações de Direitos Humanos, é preciso acessar a aba “Denuncie”, no site da Safernet.
Em caso de suspeita de violência sexual contra crianças ou adolescentes, deve ser acionado o Disque 100.