A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (23), uma operação contra uma organização criminosa de tráfico de pessoas que atuava no Aeroporto de Guarulhos. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva.
A organização criminosa tinha como foco famílias afegãs em situação de vulnerabilidade que se abrigavam no aeroporto, concentrando diversos acampamentos improvisados. Segundo a PF, os bandidos aliciavam as famílias oferecendo falsas promessas de viagens para os Estados Unidos.
Te podría interesar
A corporação também informou que as investigações seguem em andamento para identificar outras pessoas envolvidas no esquema criminoso e apurar desdobramentos.
Principal foco
Marina Bernardes, coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Ministério da Justiça, afirmou que apesar de qualquer pessoa poder ser vítima de tráfico humano, mas os migrantes são o principal foco devido à vulnerabilidade a que estão expostos.
“São inúmeras razões. Muitas vezes não falam o idioma do país, desconhecem a legislação local, temem buscar as autoridades locais por medo de serem detidos ou deportados. As organizações criminosas se aproveitam desses fatores para enganar e explorar essas pessoas”, explicou à Agência Gov.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.