TRÁFICO HUMANO

PF desarticula organização de tráfico de pessoas que aliciava famílias afegãs em SP

Criminosos atuavam contra os imigrantes em situação de vulnerabilidade no Aeroporto de Guarulhos

PF faz operação contra grupo criminoso.Agentes da Polícia FederalCréditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (23), uma operação contra uma organização criminosa de tráfico de pessoas que atuava no Aeroporto de Guarulhos. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva.

A organização criminosa tinha como foco famílias afegãs em situação de vulnerabilidade que se abrigavam no aeroporto, concentrando diversos acampamentos improvisados. Segundo a PF, os bandidos aliciavam as famílias oferecendo falsas promessas de viagens para os Estados Unidos.

A corporação também informou que as investigações seguem em andamento para identificar outras pessoas envolvidas no esquema criminoso e apurar desdobramentos. 

Principal foco

Marina Bernardes, coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Ministério da Justiça, afirmou que apesar de qualquer pessoa poder ser vítima de tráfico humano, mas os migrantes são o principal foco devido à vulnerabilidade a que estão expostos.

“São inúmeras razões. Muitas vezes não falam o idioma do país, desconhecem a legislação local, temem buscar as autoridades locais por medo de serem detidos ou deportados. As organizações criminosas se aproveitam desses fatores para enganar e explorar essas pessoas”, explicou à Agência Gov.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar