A Polícia Federal (PF) investiga um jovem por suposto vazamento de imagens das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes do horário permitido para retirada do caderno de questões. O incidente ocorreu durante o primeiro dia do exame, realizado neste domingo (3).
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou em entrevista coletiva que um candidato tentou sair do local de prova antes horário estipulado, o que levou à aplicação de protocolos de segurança e à intervenção da PF.
Te podría interesar
“Por volta das 16h, uma pessoa tentou sair... A gente teve que ter todo procedimento e ela vai ser investigada pela PF”, declarou o ministro, sem dar mais detalhes sobre o caso.
Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou um balanço com dados sobre o primeiro dia do Enem: 4.999 candidatos foram eliminados e 689 ocorrências logísticas foram registradas. Entre as situações que exigem análise mais aprofundada estão relatos de perturbação da ordem pública e conflitos entre candidatos e a equipe de organização.
Gabarito extraoficial
O gabarito extraoficial do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser conferido logo abaixo. No primeiro dia, foram realizadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. A correção, mesmo que extraoficial, é importante para que os estudantes tenham dimensão do seu desempenho.
O gabarito oficial Enem só será liberado dez dias após a aplicação da 2º prova. A correção ficará disponível no site do Inep. Já o resultado deve sair apenas em janeiro.
De acordo com o Inep, 73,4% dos inscritos fizeram prova neste domingo (3). Ao todo, 4,3 milhões de estudantes estavam aptos a fazeram as provas.
É importante notar que a correção das provas de Língua Estrangeira começa pelas respostas de Inglês, identificadas pela sigla "ING" na primeira coluna. Logo após, vêm as respostas da prova de Espanhol, indicadas pela sigla "ESP".