São Paulo vai enfrentar uma nova mudança no tempo nesta terça-feira (12) com a chegada de uma frente fria do Sul, que trará chuvas generalizadas e queda nas temperaturas entre o fim da tarde e o início da noite. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o dia começará com sol e elevação rápida da temperatura, variando de mínimas de 17°C pela manhã até máximas próximas de 29°C antes da virada no tempo.
No final da tarde e ao longo da noite, a chegada da frente fria deve aumentar a nebulosidade e provocar rajadas moderadas de vento, além de possibilitar pancadas isoladas de chuva de intensidade leve a moderada.
Te podría interesar
Nos dias seguintes, a situação meteorológica permanece semelhante. Na quarta-feira, dia 13, a frente fria estará posicionada no oceano, próxima ao litoral de São Paulo, influenciando o clima na região.
Esse sistema fará com que o tempo permaneça nublado e chuvoso ao longo do dia, além de provocar uma queda nas temperaturas. Nesse dia, as máximas não deverão ultrapassar os 20°C, enquanto as mínimas tendem a oscilar em torno dos 15°C à noite.
A previsão indica que as chuvas persistirão com intensidade variando de moderada a forte, o que aumenta significativamente o potencial para transtornos na Grande São Paulo, como a formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.
Segundo dados do CGE, até agora novembro registrou 112,6 mm de chuva na cidade de São Paulo, representando 83% dos 135,7 mm esperados para o mês. Na Baixada Santista e no litoral norte, a chuva deve começar mais cedo, desde o início da tarde, devido à proximidade com a frente fria, embora os ventos não sejam muito fortes e as temperaturas alcancem até 31°C.
No interior, não há previsão de chuva para esta terça-feira, mas pode ocorrer brevemente em algumas áreas, como Campinas e Ribeirão Preto, na quarta-feira. A partir de sexta-feira (15), o tempo deve piorar em todas as regiões, com previsão de aumento considerável no volume de chuva.
De acordo com o MetSul Meteorologia, passagem do sistema frontal pelo Sudeste brasileiro ocasionará chuvas mal distribuídas, com volumes extremamente variáveis. Há risco de temporais localizados, com chuvas intensas e torrenciais, em pontos isolados da região.