Chuvas torrenciais e ventos fortes podem causar transtornos em diversas regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para tempestades em pelo menos 10 estados brasileiros e no Distrito Federal. Já o Sul e o Sudeste terão a chegada de uma frente fria.
O instituto emitiu nesta quarta-feira (9) um alerta laranja, classificado como "perigo", para tempestades que devem atingir áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão indica chuvas de até 100 mm por dia, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo. Além disso, o Mato Grosso do Sul também está na rota de precipitações intensas.
Te podría interesar
Paralelamente, o Inmet divulgou um alerta de "perigo potencial" para tempestades em diversas regiões: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Tocantins e no Distrito Federal. Outras áreas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul também poderão ser impactadas, com chuvas de até 50 mm diários, ventos e queda de granizo.
O Inmet ainda prevê para esta quarta pancadas de chuva acompanhadas de muitas nuvens e trovoadas nas capitais brasileiras. No Rio de Janeiro, as temperaturas devem variar entre 19°C e 30°C, enquanto em São Paulo os termômetros marcam mínimas de 17°C e máximas de 24°C. No Nordeste e no Centro-Oeste, o calor será mais intenso, com temperaturas acima dos 30°C, acompanhadas de chuvas nas capitais da região. Já no Sul, os dias serão mais frios, com mínimas que podem chegar a 14°C.
Te podría interesar
Ao longo do mês de outubro, A previsão aponta para precipitações acima da média em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, além do sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já na região central do País, espera-se que as chuvas retornem de forma mais consistente a partir da segunda quinzena.
Em São Paulo
Uma frente fria interrompe o período de altas temperaturas em São Paulo. A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista vai causar uma significativa mudança nas condições climáticas da capital. Após a marca de 34,1°C registrada nesta terça-feira (8), as temperaturas devem cair cerca de 10°C, com a máxima nesta quarta-feira estimada em 24°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Em virtude desse efeito de 'gangorra' nas temperaturas, espera-se que os termômetros indiquem mínimas de 17°C durante a madrugada, com índices de umidade relativa do ar atingindo cerca de 50% nos períodos de maior calor.
Na Baixada Santista, o clima fica instável nos próximos dias. A região deve enfrentar dias de chuva frequente e temperaturas variáveis devido à chegada de uma frente fria. A partir desta quarta-feira, o tempo fechado se prolongará até sábado, com máximas de 25°C. O sol deve retornar no domingo, mas com clima ameno.