ELEIÇÕES 2024

Campanha pressiona candidatos por tarifa zero, uma das soluções para enfrentar crise climática

Movimento Busão 0800 está presente em oito cidades brasileiras com a proposta de ônibus gratuitos para a população

Campanha Busão 0800.Créditos: Busão 0800
Escrito en BRASIL el

Uma campanha presente em oito cidades brasileiras pressiona candidatos à prefeitura por Tarifa Zero nos sistemas de ônibus, iniciativa apontada como uma das soluções para reduzir os efeitos da crise climática, principalmente nos grandes centros urbanos.

Para a iniciativa Busão 0800, além de ampliar o direito à mobilidade urbana e reduzir os custos para a população que, segundo pesquisa, gasta até 20% do orçamento com transporte, a medida teria impacto direto sobre a emissão de gases poluentes, já que as pessoas usariam menos carros para se deslocar.

Com representação em Manaus (AM), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Japeri (RJ), Campinas (SP) e São Gonçalo (RJ), a campanha cobra de candidatos e candidatas às prefeituras o compromisso em garantir qualidade e gratuidade do transporte público durante seus mandatos. A proposta defende que as entidades empregadoras de cada município paguem uma taxa para custear todo o sistema de ônibus, substituindo, assim, a necessidade do vale-transporte.

Projeto de Lei

Em julho, uma coalizão de movimentos sociais, pesquisadores e organizações da sociedade civil já havia apresentado aos vereadores das oito cidades um projeto de lei que oferece uma alternativa para o financiamento do sistema de transporte público municipal, inspirada no modelo do Versement Transport, utilizado na França há mais de 50 anos.  

A proposta é que, no lugar do vale-transporte, entidades empregadoras paguem uma taxa para um fundo municipal de transporte. A ideia que deu origem ao projeto estima que o valor por funcionário seria aproximadamente de R$ 289,00 na cidade de São Paulo. Negócios que empregam até nove pessoas estariam isentos da taxa. 

Impactos da tarifa zero

A tarifa zero já é realidade em 116 cidades no Brasil, colocando o país como líder mundial nessa política. Após anos de implementação, os municípios estão colhendo os frutos: aquecimento da economia local, redução dos gastos com transporte pela população, maior acesso a direitos como saúde, educação e lazer e menos emissão de gases poluentes por veículos individuais.

Para saber mais sobre a proposta e a campanha Busão 0800, acesse o site da iniciativa.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.