Por uma dessas coincidências que só o destino é capaz de explicar, o bicheiro Rogério Andrade foi preso nesta terça-feira (29), acusado pelo assassinato de Fernando Iggnácio, genro e herdeiro de Castor de Andrade, ocorrido em novembro de 2020. No mesmo dia, estreia na TV Globo aberta a minissérie “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho”, dirigida por Fellipe Awi sob supervisão artística de Pedro Bial.
A série, lançada com grande sucesso em novembro do ano passado no canal Globoplay, havia deixado exatamente este capítulo inconcluso, ou seja, a investigação pelo assassinato de Iggnácio. Em um lance que nem o mais ousado dos produtores poderia sonhar, a emissora terá a história contada no mesmo dia em duas de suas vertentes. O fio da narrativa na minissérie e seu novo capítulo no jornalismo.
Te podría interesar
A acusação
Rogério Andrade é acusado pelo assassinato de Iggnácio, genro e herdeiro de Castor de Andrade. Castor era um dos grandes chefões do jogo do bicho e morreu de infarto em 1997. Iggnácio era o favorito do sogro para a sucessão. Ele assumiu o império e o expandiu com máquinas de caça-níqueis.
Rogério, sobrinho de Castor, disputava o território com Iggnácio e resolveu investir também no caça-níquel. A briga resultou em uma guerra sangrenta na família, com mais de 50 pessoas assassinadas.
Te podría interesar
Iggnácio foi executado em uma emboscada no Recreio dos Bandeirantes ao desembarcar de um helicóptero vindo de Angra dos Reis, na Costa Verde. Ele foi atingido no caminho até o carro por tiros de fuzil 556.
Solto pelo STF por falta de provas
Em dezembro de 2021, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu o encerramento do procedimento contra Andrade e a suspensão de sua prisão por falta de provas. Em novembro de 2022, André Mendonça, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes acompanharam o relator e votaram pelo encerramento da ação.
A paralisação do processo, segundo Nunes Marques, não impediria que as investigações continuassem, nem que uma nova denúncia seja apresentada à Justiça, caso surgissem novos elementos de prova.
De volta à cadeia
E foi o que ocorreu desta vez. Rogério Andrade foi preso pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por conta de uma nova denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), na Operação Último Ato. afirma que o bicheiro mandou matar o rival Fernando Iggnácio.
Além de Andrade, também foi preso em Duque de Caxias Gilmar Eneas Lisboa.
“Em novo procedimento investigatório criminal, o Gaeco identificou não só sucessivas execuções protagonizadas pela disputa entre os contraventores Fernando Iggnácio e Rogério de Andrade, mas também a participação de uma outra pessoa no homicídio de Fernando: Gilmar foi o responsável por monitorar a vítima até o momento do crime”, afirma o MPRJ.
A minissérie
A minissérie “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho”, que estreia nesta terça-feira na TV Globo, conta com detalhes e depoimentos de vários de seus protagonistas. O primeiro capítulo conta como o jogo surgiu, há mais de 130 anos. Na ocasião, o Barão de Drummond, dono do primeiro Jardim Zoológico no Rio de Janeiro, criou um sorteio para atrair a população para o local.
Os capítulos seguintes apontam, através de depoimentos, a divisão dos territórios na década de 70, a influência do jogo nas escolas de samba, o envolvimento de pelo menos um de seus líderes com a ditadura militar, de outro com time de futebol entre outras histórias impressionantes.