DILÚVIO E APAGÃO

SP: Três pessoas desaparecem após forte temporal e 30 mil ficam sem luz

Defesa Civil e CGE emitem novos alertas para alagamentos e chuvas intensas; todas as regiões da capital estão em estado de atenção

Vídeo mostra pessoas sendo levadas pela enxurrada em Campinas.Créditos: Reprodução de vídeo/X
Escrito en BRASIL el

A Defesa Civil confirmou o desaparecimento de três pessoas após os temporais que atingiram o estado de São Paulo. Duas delas, em Campinas, interior do estado, foram levadas por uma enxurrada no córrego do Piçarrão na noite de quinta-feira (24), enquanto o motoboy de 38 anos Weverton da Silva desapareceu após ser arrastado ao cair em um córrego na divisa entre Itapevi e Jandira, na Grande São Paulo, na quarta-feira (23).

A forte chuva que atingiu Campinas deixou a cidade em estado de calamidade, com alagamentos, carros arrastados, árvores caídas e hospitais inundados. O Corpo de Bombeiros informou que as atividades de procura pelos desaparecidos terão continuidade a partir das 8h de sexta-feira, dia 25 de outubro. 

Conforme o último boletim divulgado pela corporação às 19h30 de ontem, as operações de busca foram interrompidas devido às condições climáticas adversas, caracterizadas por fortes chuvas e o cair da noite.

De acordo com outro comunicado do Corpo de Bombeiros, equipes do Grupo de Ações em Emergências e Desastres (GAED) foram deslocadas para diversas localidades entre Barueri e São Paulo com o objetivo de localizar vítimas de afogamento. 

As buscas estão concentradas nas proximidades das ruas Martin Luther King e Monte Castelo. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirmou o bloqueio de três cruzamentos importantes devido à queda de seis árvores, como a Waldemar Paschoal com a Avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli. Além disso, inúmeros bairros, incluindo Vila União, Vila Industrial e Nova Europa, registraram alagamentos em imóveis.

Um vídeo gravado por moradores no momento do temporal mostra duas pessoas sendo arrastadas pela água:

Defesa Civil emite novo alerta

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) emitiu alerta para toda a cidade de São Paulo nesta sexta-feira (25) a partir das 3h08. De acordo com o órgão, a passagem de uma frente fria deve causar fortes chuvas nas próximas horas. 

Nesta quinta-feira (24), rajadas de vento de até 100 km/h acompanharam as fortes chuvas que atingiram diversas regiões do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um ciclone extratropical no Sul do país está intensificando os temporais.

O acumulado previsto pode atingir 200mm em alguns pontos neste final de semana. “É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”, informou o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira.

Quase 50 mil sem luz no interior e capital

Mais de 47 mil clientes da Enel estão sem energia elétrica, com a capital paulista concentrando a maior parte dos casos, de acordo com o último boletim da concessionária. Cidades como Pirapora do Bom Jesus e Osasco também enfrentam problemas com o fornecimento de energia. Além disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou a falha de nove semáforos na cidade de São Paulo.