RELIGIÃO E POLÍTICA

Governo lança cartilhas pela liberdade religiosa e combatendo o preconceito

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de defender a diversidade religiosa e combater a discriminação

Caminhada contra a intolerância religiosa no Rio de Janeiro.Créditos: Tomaz Silva / Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Esta semana, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em colaboração com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lançou duas novas cartilhas intituladas "O que é liberdade religiosa e por que protegê-la?" e "Como garantir a igualdade e combater a discriminação religiosa?". O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de defender a diversidade religiosa e combater a discriminação.

Os materiais educativos apresentam definições de religiões, crenças e diferentes tipos de discriminação, além de instruções sobre como a população pode recorrer a órgãos como a Defensoria Pública, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e o Ministério Público em casos de violação do direito à liberdade religiosa. As cartilhas estão disponíveis para download no site do MDHC.

A cartilha "O que é liberdade religiosa e por que protegê-la?" explora o conceito de liberdade religiosa, destacando sua importância como um direito humano fundamental. Por sua vez, "Como garantir a igualdade e combater a discriminação religiosa?" oferece orientações sobre como promover a igualdade e combater a discriminação no contexto das diversas crenças religiosas.

Com este lançamento, o MDHC busca promover uma cultura de respeito e diversidade religiosa no Brasil, reforçando a ideia de que cada cidadão, seja católico, evangélico, espírita, muçulmano ou budista, tem o direito de escolher e praticar sua religião livremente.