De acordo com o portal de notícias do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), uma parceria entre a instituição e a Eve Air Mobility (Eve), automobilística de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de São José dos Campos (parte da divisão de inovação da Embraer), vai levar à produção do primeiro carro voador do Brasil.
O fundo para o projeto é de meio bilhão de reais e dá início ao programa de desenvolvimento da empresa para a produção de até 480 aeronaves por ano.
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Serão quatro fases de produção, que devem gerar 120 aeronaves por vez, de acordo com o BNDES; e o investimento de capital deve crescer à medida que crescer também a demanda do mercado pelo produto. A ideia é que os carros estejam prontos para operação em 2026.
O financiamento atual tem prazo de 12 anos e é um novo investimento no projeto, que já havia recebido, em 2022, um fundo de R$490 milhões.
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A unidade de produção será instalada em Taubaté, município no estado de São Paulo. A cidade é vizinha de São José dos Campos, onde fica a sede da Embraer, e os carros serão produzidos em unidade de produção com estrutura ampliada, numa área industrial de fácil acesso a rodovias e linha ferroviária.
Como são os carros voadores?
Os carros "verticais", capazes de planar acima do chão, são movidos a energia elétrica, e sua decolagem e pouso são verticais — isto é, eles não precisam tomar impulso em alta velocidade a fim de partir, como ocorre com um avião.
De acordo com a Embraer, o modelo de aeronave produzido pela Eve deve utilizar oito rotores (que funcionam como os de um drone ou helicóptero e permitem que a aeronave desça, suba e pare no ar), bem como asas fixas. Terá propulsão elétrica alimentada por motores duplos (também elétricos); e, caso um motor falhe, o outro continuará funcionando, garantindo redundância e confiabilidade.
Sua estrutura se assemelha à de um helicóptero, mas esses veículos são projetados para viagens de curta distância. Eles são descritos, além disso, como mais seguros, econômicos e ecológicos.
Os carros podem carregar até dois passageiros, com autonomia de aproximadamente 170 quilômetros no ar, e podem voar a até 900 metros de altura.
Como funciona o tráfego aéreo?
O tráfego para essa modalidade de automóvel particular funcionaria a partir de "corredores aéreos" previamente delimitados, além de pontos de decolagem e pouso específicos.
Alguns modelos também podem contar com sistemas de controle automatizado e sensores inteligentes, que ajudariam a evitar acidentes e colisões.
Tecnologias de monitoramento também devem ser desenvolvidas à medida que os carros forem postos em atividade, como existem hoje para carros terrestres.