ELEIÇÕES 2024

O fato novo na nova pesquisa Real Time para a prefeitura de São Paulo

Levantamento sobre a disputa entre Guilherme Boulos e Ricardo Nunes vem em meio ao apagão que atinge a capital paulista

Guilherme Boulos e Ricardo Nunes.Créditos: Leandro Paiva/@leandropaivac/Reprodução/Instagram
Escrito en BRASIL el

O instituto Real Time Big Data divulga, nesta segunda-feira (14), nova pesquisa de intenções de voto sobre o segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo

VEJA TAMBÉM: Real Time aponta Nunes à frente de Boulos, mas com diferença menor que no Datafolha

O levantamento deve trazer um fato novo: os possíveis efeitos causados na opinião pública pelo apagão elétrico que atinge a capital paulista desde a última sexta-feira (11). A população está revoltada com o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), por sua responsabilidade na falta de luz, o que pode influenciar em suas intenções de voto. 

Guilherme Boulos (PSOL), por sua vez, pode ser beneficiado pelo fato, visto que nos últimos dias tem explorado a falta de energia elétrica em São Paulo para denunciar a gestão de Nunes. 

Os entrevistadores do Real Time saíram a campo para coletar as respostas dos eleitores entre sexta-feira e sábado (11): ou seja, já durante o apagão. Ao todo, foram ouvidas 1500 pessoas. A sondagem foi contratada pela empresa 3 Poderes Mídia e Comunicação Ltda. 

Além do Real Time, outros institutos divulgarão pesquisas esta semana. Confira a agenda abaixo. 

  • 16 de Outubro: Paraná Pesquisas
  • 16 de Outubro: Quaest
  • 17 de Outubro: Datafolha

Paraná Pesquisas e Datafolha 

Paraná Pesquisas e Datafolha divulgaram, na última semana, as primeiras pesquisas de intenções de voto sobre o segundo turno das eleições em São Paulo. 

O Paraná Pesquisas, na sondagem estimulada, isto é, quando são citados os nomes dos candidatos, apontou Ricardo Nunes à frente com 52,8% e Guilherme Boulos marcando 39%.

O candidato do PSOL, no entanto, teve uma curva de ascendência maior que o adversário, em relação à última pesquisa realizada pelo mesmo instituto no primeiro turno.

Na simulação do cenário em 4 de outubro, antevéspera da votação, Boulos tinha 35,3% e agora foi a 39% - um crescimento de 3,7%.

Já Nunes saiu de 50,6% para 52,8% - um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação à última projeção do primeiro turno.

Outra boa notícia para Boulos é seu ótimo desempenho na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos dois. Nunes é citado por 35,3% e Boulos por 29% - sendo que 25,3% não sabem ou não responderam.

Já o Datafolha traz Ricardo Nunes com 55% das intenções de votos e Guilherme Boulos com 33%. A pesquisa revela que 84% dos eleitores de Pablo Marçal (PRTB) declaram voto em Nunes; já entre os votantes de Tabata Amaral (PSB), 50% declaram voto no candidato do PSOL.

Na espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado, Nunes tem 41% e Boulos 29%.