ENCHENTES

VÍDEOS: Chuvas causam quatro mortes em São Paulo e alagamentos no Rio

Casas ficaram totalmente debaixo d’água, um hospital infantil especializado em tratamento do câncer teve todos os equipamentos danificados

Resgate de vítimas das chuvas em Sorocaba.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

Quatro pessoas morreram em São Paulo, em menos de 24 horas, em decorrência das fortes chuvas.

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, a madrugada foi de tensão e medo, com alagamentos em vários bairros. A água subiu três metros e chegou perto do primeiro andar de um prédio.

Vizinhos tiveram que nadar na água suja pra socorrer um idoso que estava quase submerso. Bombeiros entraram em uma casa e resgataram uma outra idosa.

Um casal que estava dentro de um carro teve que ser retirado com cordas pelo Corpo de Bombeiros. Uma família foi obrigada a fugir no meio da enchente, pois a casa estava tomada pela água.

Em outro bairro, um homem saiu de casa com o filho nos ombros.

"Tirei ele até onde podia tirar, com muita dificuldade, depois voltei, peguei minha esposa e só", afirmou o açougueiro Odair Teodoro Gonçalves.

Um hospital referência no tratamento de câncer ficou alagado e teve todos os seus equipamentos danificados. Trinta crianças que se tratavam no local tiveram que ser removidas às pressas quando a água invadiu sua área térrea.

"Situação está muito, muito delicada. Muito perigoso também, porque precisamos das equipes de desinfecção, porque nós estamos dentro de um hospital. Essa água que entra é uma água contaminada", disse a presidente do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI), Maria Lucia de Lima.

Mais de cinco horas depois do temporal, a principal avenida de Sorocaba continuava debaixo d'água.

Em duas horas choveu 148 milímetros - 60% do previsto pro mês todo em Sorocaba.

Uma idosa de 73 anos ficou presa dentro de um carro no meio da enchente não conseguiu escapar e morreu.

A Defesa Civil informou que quatro pessoas morreram por causa da chuva forte no interior e no litoral de São Paulo.

Rio e Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro também foi alvo de fortes chuvas na madrugada deste domingo (21). Segundo o Centro de Operações Rio, da prefeitura, a capital fluminense entrou no Estágio operacional 3 por volta das 2h50 devido às fortes chuvas que se aproximaram da cidade.

O Estágio 3 é o 3º nível em uma escala de 5 e significa que "uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade. Há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto, no curto prazo".

Foram realizados pelos bombeiros cerca de 30 atendimentos em todo o RJ, a maioria referente a salvamentos de pessoas, inundações e alagamentos. Até a última atualização desta reportagem, não havia relatos de novas vítimas.

Houve registros de alagamento nos bairros de Botafogo, Catete, Flamengo, Rio das Pedras e Lapa. As favelas da Maré e da Rocinha também tiveram bloqueios depois do temporal.

Um show da cantora Pitty marcado para acontecer no Morro da Urca teve que ser cancelado por conta da chuva. Os bondinhos do Pão de Açúcar ficaram inoperantes e o público aguardava autorização para conseguir descer. "Todos presos no morro da Urca", escreveu uma pessoa nas redes sociais.

Segundo o Centro de Operações Rio, o temporal começou a diminuir perto das 5h. "Observa-se ocorrência de chuva fraca a moderada em toda a cidade do Rio".

Os alertas de chuvas fortes também afetaram vários municípios do estado. O prefeito Eduardo Paes gravou vídeo para falar sobre a situação:

Com informações do g1