RESGATE

Homem emociona ao salvar cãezinhos em meio às enchentes no RS

A região norte do estado é a mais afetada, com 4 vítimas devido às fortes chuvas

Os temporais são resultado de um ciclone extratropical que atinge toda a região Sul do Brasil. Reprodução.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando fortes temporais nos últimos dias e algumas cidades do norte gaúcho foram inundadas. No município de São Sebastião do Caí, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, um homem salvou três filhotes de cachorro de um alagamento, nesta segunda-feira (4).

A cidade está entre os 44 municípios que enfrentam complicações causadas pelas fortes chuvas que atingem o estado. Marco Aurélio Filho percebeu que os cachorrinhos estavam numa região alagada quando resolveu pegá-los no colo e encontrar um local seguro para deixar os animais.

“Isso aí é de coração. Bicho é tudo. Que nem um filho”, disse Marco ao portal G1.

Marco Aurélio com os filhotes de labrador que salvou
(Reprodução)

Chuvas fortes afetam toda a região Sul do Brasil

Até o momento, o temporal vitimou 4 pessoas, todas no norte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil do estado, são 353 pessoas desalojadas, devido à necessidade de deixarem suas moradias para encontrar abrigo em lugares seguros

Um dos mortos é um homem que estava dirigindo uma caminhonete e foi arrastado pelo vento, no município de Mato Castelhano. Havia outro passageiro no veículo, que foi resgatado com vida pelo Corpo de Bombeiros. Em Passo Fundo, outro homem foi atingido por uma descarga elétrica durante a enchente. Na cidade de Ibiraiaras, um carro foi arrastado pela correnteza, vitimando duas pessoas. 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul fez um alerta, válido para as próximas 24 horas, por risco de enxurradas, inundações e deslizamentos. A população também foi alertada sobre uma possível inundação do Rio Caí.

A previsão do tempo demonstra que as chuvas não vão cessar. Segundo o Metsul Metereologia, os temporais devem continuar em níveis que vão de moderado a forte, o que pode piorar a situação de locais que já estão gravemente afetados. Rios, arroios e córregos devem aumentar ainda mais a subida do nível da água, o que contribui para novos transbordamentos. 

A situação é resultado da formação de um ciclone extratropical, que se afastará em direção ao oceano a partir de terça-feira (5), de acordo com o Climatempo, fazendo com que a frente fria avance para o Sudeste. No entanto, a partir de quarta e quinta-feira a circulação dos ventos voltará a trazer umidade, o que reforçará as nuvens de chuva por toda a região Sul do Brasil.