INUSITADO

A incrível história do balão com bilhete de criança argentina que voou 1,2 mil km e caiu no RS

O mais curioso é que essa não é a primeira vez que isso acontece: em 1986, outro balão havia caído na propriedade vizinha

O balão foi encontrado em Ibirapuitã, município há 250km de Porto Alegre.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

Sabe quando sonhamos alto sem perspectiva de que nossos desejos aconteçam? Pois uma criança argentina experienciou a realização de seu pedido após um balão cair na cidade de Ibirapuitã, a 250 km de Porto Alegre

O balão percorreu mais de 1200 quilômetros depois de ser solto pela criança argentina com um bilhete escrito à mão pendurado por um barbante. O objeto voou por uma semana até cair em uma lavoura no Rio Grande do Sul e ser encontrado pelo agricultor Vilson Becker Gehring, quando saía para trabalhar. 

O manuscrito contava com telefone e endereço. Ao entrar em contato, a família de Vilson descobriu que o balão foi solto da cidade de San José de la Esquina, localizada na província de Santa Fe, na Argentina, no dia 20 de agosto, quando é comemorado o Dia das Crianças argentino.

"No momento em que eu vi aquilo, achei estranho. Eu não sei ler em espanhol e tentei trazer (o bilhete) para a família para ver o que a gente conseguia decifrar do que estava escrito ali", comentou Vilson.

A criança que escreveu o bilhete se chama Valentina e tem 4 anos de idade. Ela pediu uma “caixa de brinquedos” e “maquiagem”, desejos que serão atendidos pela família de Vilson. 

Bilhete que estava dentro do balão
Créditos: Reprodução

"A gente não esperava, mas fico grato por ter encontrado o balão e participar desse momento tão feliz para essa criança", disse o agricultor.

Embora pareça uma história incomum, a maior curiosidade por trás dessa situação é que ela já havia acontecido há 37 anos, em 1986. Um outro balão caiu na mesma região, em uma fazenda vizinha à de Vilson, contendo um bilhete também em espanhol. 

O agricultor Eder Calegari foi quem encontrou o balão mas, devido às condições tecnológicas da época, não foi possível entrar em contato com quem escreveu e soltou o balão.

“Aquele que encontrou este cartão que se comunica com a escuta”, diz o bilhete de 1986.

Bilhete que estava no balão encontrado em 1986
Créditos: Reprodução