PREVISÃO DO TEMPO

Veranico: até quando calor no inverno vai persistir

Uma grande massa de ar seco e quente tem atuado nas regiões Sul e Sudeste do país

Em São Paulo, temperaturas podem ultrapassar os 30ºC no fim de semana.Créditos: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas
Escrito en BRASIL el

As regiões Sul e Sudeste do Brasil estão experimentando temperaturas atípicas neste início do mês. No Rio Grande do Sul, os dias quentes têm surpreendido os moradores em pleno inverno. De acordo com a MetSul, na tarde de quarta-feira (2), os bairros de Porto Alegre registraram temperaturas entre 27ºC e 29ºC.

Dias de calor também serão comuns em São Paulo nos próximos dias, segundo a MetSul. As temperaturas máximas devem atingir 29ºC no sábado e 32ºC no domingo, superando a média histórica. A média de temperatura máxima na capital paulista é de 24,5ºC para agosto, a mais alta entre os meses de inverno.

O calor deve permanecer intenso na próxima semana. A MetSul prevê temperaturas de até 32ºC durante a tarde de segunda-feira. Já no interior do estado, as temperaturas podem ser superiores a 32ºC

O que explica o veranico?

O mês delimita o auge da estação seca e temperaturas elevadas para a região paulista, que são consequências  de uma grande massa de ar seco e quente que tem atuado na América do Sul. O fenômeno traz sol e baixa umidade na parte da tarde, mantendo durante o dias as temperaturas elevadas.

Outros países também estão sendo afetados pela massa de ar seco. Um recorde de temperatura foi registrado na terça-feira (1º), com 37ºC em Vicuña, no Chile. O aquecimento global é um dos fatores que está influenciando o tempo, assim como o fenômeno El Niño, que aumenta a temperatura do Oceano Pacífico. Logo, as temperaturas ficam elevadas porque isso dificulta a chegada de frentes frias ao continente latino-americano.

Influência do El Niño

Fato é que o mês de agosto começa com a imponente influência do fenômeno El Niño sobre o Brasil. Segundo as projeções do renomado Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês será marcado por significativos volumes de chuvas no Sul e um clima mais aquecido no Centro-Sul, enquanto o Norte e o Nordeste devem experimentar precipitações próximas ou inferiores à média geral.

Veranico vai durar até quando?

Temperaturas já começaram a diminuir no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (3) em razão da passagem de uma frente fria sobre o oceano. O frio deve aumentar no estado durante o final de semana. De acordo com a Climatempo, os termômetros devem variar entre 6ºC e 15ºC em Bagé.