A 4 Day Week, companhia responsável pelo projeto-piloto da semana de quatro dias úteis no Brasil, anunciou, nesta quarta-feira (30), quais empresas participarão da pesquisa. Elas serão as pioneiras na adoção de uma semana com apenas quatro dias de trabalho no país. Entre as selecionadas, estão empresas de ramos como consultoria, advocacia e alimentação.
O que é a semana de 4 dias de trabalho
A semana de quatro dias de trabalho é uma iniciativa que busca “melhorar a produtividade e o bem-estar no local de trabalho”, como explica o site da da 4 Day Week. A empresa é a incentivadora global desse projeto, que consiste em diminuir um dia útil de trabalho, mas mantendo o mesmo salário.
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Criada em 2019 na Nova Zelândia por Charlotte Lockhart e Andrew Barnes, a 4 Day Week organiza projetos piloto de teste da semana de carga horária reduzida em diversos países do mundo. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Austrália já testaram o modelo, com resultados positivos.
No Reino Unido, 90% das empresas participantes decidiram continuar com a semana de quatro dias, 71% dos funcionários disseram sentir menos sintomas de burnout e a receita aumentou 1,4%, um aumento 35% maior se comparado ao de períodos similares de anos anteriores.
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Como funcionará o piloto
No Brasil, o período de testes já tem data para começar, 1 de novembro deste ano. No primeiro mês, as primeiras pesquisas qualitativas e quantitativas terão início e, no mês seguinte, a jornada já estará menor nas empresas participantes. Os testes vão até maio do ano que vem.
As empresas podiam se inscrever no site da 4 Day Week Brasil até o final de agosto. A partir de 5 de setembro os preparativos para o programa piloto começarão, por meio de uma série de masterclasses. Além da 4 Day Week, a empresa especializada em cultura organizacional Reconnect Happiness at Work é parceira nacional do projeto.
Quais as empresas participantes
São, oficialmente, 20 companhias confirmadas no projeto-piloto, que somam 400 funcionários. Mais de 400 empresas se inscreveram. Algumas empresas ainda não foram divulgadas, já que deixaram a inscrição para o último dia e ainda estariam organizando sua adesão ou comunicação interna antes de tornar pública a decisão.
A primeira a se filiar ao projeto foi a Vockan, uma consultoria, que, inclusive, começou a testar antes do início do programa. Outras empresas de consultoria participantes são Haze Shift, Plongê, GR Assessoria Contábil e InNuvem.
Entre empresas do ramo da comunicação e produção de conteúdo estão T4S - Thanks For Sharing Comunicação; Piu Comunica; e Oxygen Experiências, Capacitação e Conteúdo em Inovação. Editora Mol e AB Aeterno são do ramo editorial.
Foram divulgadas ainda como participantes Clementino & Teixeira Advocacia; o escritório de arquitetura Smart Duo; Brasil dos Parafusos; Alimentare Nutrição e Serviços; a plataforma de pesquisa de jurisprudência Inspira; e Soma, empresa de serviços compartilhados do grupo Dreamers, do qual o Rock in Rio também é membro.
* Com informações da Folha de São Paulo.