A emissora de rádio e TV Jovem Pan está tentando chegar a um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para impedir a cassação de suas concessões de radiodifusão.
Em junho deste ano, o MPF de São Paulo ajuizou uma ação civil pública pedindo o cancelamento das três outorgas de radiodifusão da Jovem Pan e a aplicação de uma multa de R$ 13,4 milhões contra a emissora, por supostamente disseminar fake news e incitar atos antidemocráticos nos ataques de 8 de janeiro, em Brasília.
Te podría interesar
Enquanto isso, nas redes sociais, a hashtag “Responsabiliza Jovem Pan” viralizou nesta quarta-feira (23) e, como resultado, 107 empresas desistiram de anunciar na emissora.
A campanha foi iniciada por internautas, no X (antigo Twitter), insatisfeitos com a reação do veículo de comunicação à ação do MPF, que busca “indenizar a sociedade brasileira pelos graves danos morais coletivos causados” pelos conteúdos propagados. Assim, decidiram pressionar os anunciantes a retirarem seus anúncios da emissora.
Te podría interesar
A campanha anterior #DesmonetizaJovemPan também ganhou força e rapidamente se espalhou pelas redes sociais, levando a uma grande repercussão. O Sleeping Giants Brasil, entidade integrante de uma organização global de ativistas contra a desinformação na internet, afirmou que chegou a 107 a quantidade de empresas que não querem mais anunciar na Jovem Pan.
Segundo a entidade, houve “mais 3 respostas (@stihlbrasil, @diniz_oticas e @GShockBrasil) na campanha #DesmonetizaJovemPan! Com elas, somam 107 empresas que não querem estar atrelada a desinformação e discurso antidemocrático. Não podemos aceitar a impunidade, comentem RESPONSABILIZA JOVEM PAN”.
Um dos usuários escreveu: "e a Jovem Pan que está tentando fazer um acordo com o MPF para tirar a sua da reta sobre o dia 08 de janeiro?". Já um outro usuário disse ser "impressionante pensar que a Jovem Pan fala um bando de fake news e discurso golpista e depois quer pular fora com acordo com o MPF!".
Além disso, os perfis pediram que internautas continuassem pressionando anunciantes a romperem com a Jovem Pan. Veja toda a repercussão: