Na manhã de terça-feira (15), um apagão nacional deixou diversas cidades sem energia elétrica. O incidente ocorreu por volta das 8h20min e afetou pelo menos 19 estados, incluindo Santa Catarina, além do Distrito Federal. Mas não é a primeira vez que o país enfrenta um apagão em escala nacional.
Há muitas histórias por trás dos apagões brasileiros, desde o mais recente neste 2020, no Amapá, até o maior apagão do Brasil em 1985. Veja abaixo e relembre os maiores blecautes que já ocorreram no país:
Te podría interesar
1 - Apagão de 2020 no Amapá
Em 3 de novembro de 2020, um incêndio na principal subestação do estado do Amapá causou a interrupção do fornecimento de energia para 90% da população do estado. Treze dos 16 municípios do estado tiveram o abastecimento de energia interrompido, resultando em um grande apagão. Cerca de 765 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por mais de 10 dias.
2 - Apagão no Norte e no Nordeste em 2013
Antes do apagão no Amapá, o último grande apagão no Brasil ocorreu em 21 de março de 2018, afetando todas as regiões do país, com maior intensidade e duração nas regiões Norte e Nordeste. Os estados mais afetados foram Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
Te podría interesar
A causa do blecaute foi uma falha na linha de transmissão conectada à usina de Belo Monte, no Pará, que não conseguiu suportar um aumento de carga. No total, cerca de 70 milhões de pessoas foram afetadas pelo blecaute.
3 - Apagão no Brasil em 2013
Um apagão ocorreu em 28 de agosto de 2013, logo após uma queimada em uma fazenda na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. O incidente afetou nove estados do Nordeste, que causou um corte de carga de 10.900 megawatts, resultante do desligamento de duas linhas de transmissão paralelas.
4 - Apagão de 2011
Em 3 de fevereiro de 2011, uma falha na subestação Luiz Gonzaga, localizada no município de Jatobá, na divisa entre Pernambuco e Bahia, deixou 90% do Nordeste sem energia elétrica durante a noite até a madrugada do dia 4. O Maranhão foi o único estado da região que não foi afetado. Na época, cerca de 47,7 milhões de pessoas foram afetadas pelo blecaute.
5 - Apagão de 2009
Em 10 de novembro de 2009, um apagão afetou cerca de 90 milhões de pessoas devido a uma falha nas três linhas de transmissão provenientes da Usina Hidroelétrica de Itaipu. Além do Brasil, 90% do território do Paraguai também ficou sem energia elétrica.
6 - Apagão de 2002
Um apagão atingiu a região Centro-Sul do Brasil em 21 de janeiro de 2002, deixando pelo menos 10 estados sem energia elétrica. O estado de São Paulo foi o mais afetado, com 84% da população ficando sem luz por cerca de 4 horas. A causa do apagão foi um rompimento no cabo da linha de transmissão que conecta a Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira à subestação de Araraquara, no interior de São Paulo.
7 - Apagão de 2000
A falta de investimentos na transmissão de energia elétrica, combinada com uma estiagem prolongada, foi a causa do apagão que ocorreu no Brasil em 2000 e 2002. A famosa “crise do apagão” ficou conhecida por essa combinação de fatores que reduziu drasticamente os níveis dos principais reservatórios de água do país.
Na época, o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) elaborou um plano de racionamento para gerenciar a crise. Foi estabelecida uma meta de economia de 20% no consumo energético, e os consumidores que não atingissem esse valor teriam suas contas de luz mais caras. O racionamento terminou em 2002, e as regiões Sudeste e Nordeste foram as mais afetadas.
8 - Os maiores apagões do país
O maior apagão que o Brasil já teve foi em 1985. Nessa época, um apagão atingiu toda a região Centro-Sul do Brasil, afetando mais de 12 milhões de pessoas em oito estados, incluindo o Distrito Federal.
Ele foi considerado o maior apagão já ocorrido no país, sendo superado apenas 14 anos depois pelo blecaute de 1999. Em 11 de março desse período, uma falha na subestação na cidade de Bauru, interior de São Paulo, deixou mais de 11 estados brasileiros sem energia elétrica, afetando em torno de 76 milhões de brasileiros.