FALTOU LUZ

Apagão afeta diversas regiões do Brasil; governo Lula se pronuncia

Nas redes sociais, usuários de todo o país relataram falta de luz na manhã desta terça

Apagão afeta diversas regiões do Brasil; governo Lula se pronuncia.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Na manhã desta terça-feira (15), internautas do Brasil relataram falta de luz em suas respectivas cidades.

A falta de luz foi registrada no Distrito Federal e em mais de 20 estados brasileiros. A partir de um levantamento por meio dos trends no Twitter, foi registrada falta de luz no Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Devido à falta de energia, também foram relatados problemas no funcionamento dos metrôs de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.

Governo Lula se pronuncia

Por meio de uma nota, o Ministério de Minas e Energia informa que "a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados".

Além disso, a nota do ministério também afirma que a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível".

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, e determinou a apuração das causas do incidente.

 

Apesar da gravidade do assunto, internautas não perderam a oportunidade de criar memes sobre o apagão: 

 

 

 

 

 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar